O decálogo do homem fino


Você é um homem fino?

Moralmente, quero dizer.

É fácil testar. Veja como você se enquadra nos dez tópicos abaixo. Tirei-os de um homem de letras da Inglaterra do século XVIII, Lorde Chesterfield. Fazem parte das recomendações que, em cartas, ele fazia a seu filho.
1) Acima de tudo, evite falar de si mesmo.
2) É melhor recusar um favor com classe do que garanti-lo vergonhosamente.
3) Olhos e ouvidos abertos, e boca quase sempre fechada.
4) Piadas ruins e risada alta fazem você parecer um bufão.
5) Nunca pareça mais sábio e mais inteligente do que as pessoas que estão a ser redor.
6) Não admire nada exageradamente.
7) Faça apenas uma coisa por vez.
8)  A paciência é o único meio de fazer que as coisas ruins não piorem.
9) Seja sério, mas não enfadanho.
10) Fale com frequência, mas jamais longamente.

22 Respostas to “O decálogo do homem fino”

  1. Guta Says:

    Oi Fábio,
    estás fazendo campanha prá te tornar principe na Inglaterra? Onde que se acha um homem com tantas qualidades? Mas achei bem interessante. O que ele dizia às mulheres do reino?

  2. M Oliveira Says:

    Hum… Interessante. Seguia a maioria delas até algum tempo atrás. Por algum motivo, agora não mais. Mas isto é empírico ao homem, não?!

  3. Rada Says:

    Coisa difícil é fazer apenas uma coisa por vez nessa sociedade acelerada. É preciso ser um mestre zen.

  4. Katia Barros Says:

    Adoraria conviver com pessoas assim… acho que realmente eu nasci em época errada.
    Bj Fabio

    • M Oliveira Says:

      Hum… interessante esta resposta.
      Nunca fui um homem de grande etiqueta social (pelo menos é o que lorde me sugere) e não tinha a mínima idéia de que isto repercutiria num “adoraria”. Obrigado pela dica para a conquista de novos hábitos, Katia.

      • Katia Barros Says:

        Você deve agradecer ao Lorde kkk.
        Eu só faria uma ressalva nas recomendações do lorde…. Que elas se estendessem as mulheres!!!
        A boa educação cabe a homens e mulheres.
        bj.

  5. anonimmo Says:

    Tu conseguiu transformar o sentimento mais profundo na maior decepção da minha vida. Cruel.

  6. Says:

    Tenho conhecido homens opostos a essa lista, adoraria conhecer um com tais qualidades. Será que ainda existe? em todo caso divulgarei a lista hhehehee…
    Bjos Hernandez.

  7. M Oliveira Says:

    Hehehe. Desculpem-me se intervenho demais neste post, mas fiquei com duas dúvidas:

    Homens: nos é sofrego atender aos pedidos da lista acima?
    Mulheres: os homens atuais possuem predicados que incrementariam a lista?

    Parabéns pelo post, Hernandez.

    • Alice Barros Says:

      Os homens atuais só acrescentaram coisas insignificantes a essa lista. É mais fácil fazer assim: observe os homens de hoje e se comporte de maneira diferente.
      Pelo menos aqui em Natal, tem um lote de homens danificados: MAL EDUCADOS, EGOÍSTAS, FÚTEIS E CONVENCIDOS.
      Mas escapa um ou outro, o problema é saber onde eles estão!

  8. danielchicote Says:

    Fabio,
    Nada mais atual … lista excelente.
    Saludos

  9. Vinícius Cortez Says:

    Para mim o quinto item, o “Nunca pareça mais sábio e mais inteligente do que as pessoas que estão a ser redor”, vai ser sempre o mais difícil. Vou ficando naturalmente esnobe quando estou rodeado de gente mal-educada ou deselegante. Disfarçar o que você é não é fácil.

    (ótima lista, favoritei!)

  10. Anarcoplayba Says:

    Não entendi de onde o cara tirou que isso é um decálogo de um homem “fino”. Competente, esperto, sensato e inteligente talvez. Fino? Nah.

    Eu chamaria isso de as dez regras da engenharia social.

  11. Nina Says:

    Ter a sua própria essência é coisa de homem fino.

  12. Paulo Says:

    Imprimi e colei no teto do meu quarto pra ler todas as noites antes de dormir…

    • Marcela J. Says:

      Lindo!!! 😀
      Com certeza vai longe, pq essas coisas que fazem a diferença no nosso mundo atual. E pode acreditar que estão todos atentos à essas atitudes.

  13. Fabi Says:

    Parece até trivial…mas, acho que só para inglês ver!

  14. Guilherme Lobo Tupini Says:

    Devo-te um pedido de desculpas, mãe.

Deixe um comentário