Homem não chora


Vou tentar lembrar a frase de um sábio. Acho que era assim: as lágrimas dos fracos secam as minhas. Ele falava de como um homem deve se portar na adversidade. Como um homem, para resumir. Sem histeria feminina, sem se chacoalhar em desespero patético. Sem chorar.

Homem que é homem não chora.
Uma pequena digressão: aquele filósofo não desabou moralmente nem quando recebeu a sentença de morte. Foi condenado ao suicídio. Os amigos e a quase viúva ficaram consternados. O suicida compulsório consolou a todos antes de cortar as veias. Seus olhos não ficaram nem sequer úmidos, segundo relatos de testemunhas. Ele exortou os que o cercavam a mostrar força, cortou as veias e partiu para a história. Sêneca é o cara.

Há na natureza uma sabedoria que convém respeitar. Infelizmente, a natureza é cada vez menos levada em conta, como se vê no pequeno grande crime que as mulheres cometem ao destruir a golpes de cera o que meu amigo Juan Iglezias, numa coluna numa revista masculina, chamou de Triângulo Sagrado. A natureza embelezou a mulher que chora. A fragilidade, a suavidade feminina são destacadas quando o pranto toma a mulher.

A vontade que se tem é de ampará-la, de protegê-la em nossos braços viris do mundo cruel. Muitas vezes essa vontade ingênua é seguida de um impulso nada ingênuo de teor sexual. Mas até aí pode haver poesia: ao penetrarmos a chorona como que sagramos sua salvação. Nada mais pode atingi-la. Somos então uma espécie de heróis rígidos. Já não há razões para a mulher chorar. É uma cópula redentora. Libertadora. Sem muito esforço, ela passa da tristeza à alegria genuína da fêmea possuída e protegida.

Com o homem é o oposto. Ao chorar, ele se descompõe. Fisicamente fica feio. A palavra mais adequada é outra: horrível. Tenho a tese de que, se o chorão se olhasse no espelho no momento do colapso moral, o mundo teria um número imensamente maior de homens firmes diante da adversidade. A natureza, ao tornar quase repulsivo o macho em pranto, estava dizendo que homem não chora.

O chorão não inspira piedade, não inspira ternura. Nos homens, ele desperta uma mistura de tédio e desaprovação. Nas mulheres – e aqui me refiro às normais, não às malucas com vocação doentia para enfermeiras e psiquiatras-, ele desperta aversão.

Apanhemos de pé quando a vida, como acontece com tanta freqüência, nos golpear. Se cairmos, combatamos de joelhos. Nada de faniquitos. Nada de lágrimas em profusão descontrolada.

Isso não quer dizer que nós homens não somos sensíveis. Sentimos, sofremos às vezes terrivelmente quando perdemos uma mulher amada ou um amigo também amado. (Outro sábio disse lindamente que a morte de um amigo o atirou numa noite fria e escura. Montaigne, sobre La Boétie, aos interessados.) Quer dizer apenas que podemos e devemos ser firmes, másculos, perante as dificuldades, os reveses tão comuns da sorte. Devemos ser homens, para simplificar.

Se chorei? Mais do que devia, com certeza. E com certeza também não são os momentos de que lembro com maior satisfação. Refrear as lágrimas, um esforço tenaz que tenho empreendido, verdade que longe das metas desejadas, é uma atitude não apenas macha. É também um gesto de elevação espiritual.

14 Respostas to “Homem não chora”

  1. v Says:

    É. Os homens não precisam chorar. Concordo que às vezes demonstram tristeza de maneira bem mais elegante e inteligente. Para nós, mulheres, resta o argumento hormonal. E o lenço deles…

  2. Anónimo Says:

    Não gosto de olhar um homem chorando, me sinto desprotegida. Mas se um homem nao pode chorar, não é porque o enfraquece, é porque enfraquece o que ele quer ser perante a mulher amada. O homem, a mulher, todos temos nossa cota de lágrimas que devem ou não cair em momentos escondidos e certos. se chorar fizer bem, por que não? Mas não na minha frente, por favor!

  3. Fabrizio Salina Says:

    Como diz o pessoal do centro-oeste de Minas Gerais:”devemos cair como os gatos: sempre de pé”(Dona Olívia, de Estrela do Indaiá, 93 anos).

  4. Richard Says:

    Adorei o texto!
    Sou chorão assumido, por felicidade principalmente.
    Choro onde estiver e pelo motivo que achar necessário, as lágrimas expõem sua alma, nua e pura.
    Julgamentos à parte, chorar me faz bem.

  5. Anónimo Says:

    É verdade o que você disse Fábio,quando nós mulheres choramos frente ao nosso homem,estamos na realidade pedindo que ele nos proteja,por isso o homem tem que ser forte pra segurar nossa fraqueza diante da vida.Mas não é justo eles nunca poderem chorar,álias o meu já se emocionou diante de uma situação e isso não o fez menos macho pra mim…

  6. Lamb Mouton Says:

    Fiz uma verdadeira ode ao Homem Sincero no meu blog, isso aqui eh muito bom… Espero que visite…

  7. Anónimo Says:

    adoro homens que choram, de amor, de felicidade, de saudades. O meu, enche os olhos d’água ao falar do pai… E os olhos marejados dele me falam direto ao coração…

  8. Euterpe Says:

    E um chorinho de emoção não vale? Aquele que acomete o pai quando a filha o chama de príncipe, na primeira apresentação de balé ou na festinha de dia dos pais? Claro que deve seguir a etiqueta: lágrimas discretas, de canto de olho, enquanto a mãe se desmancha em prantos…lembrei-me do manual de instruções para chorar do Histórias de Cronópios e de Famas…

  9. Neyde Says:

    Meu alter ergo,
    FH contiue chorando porque se você pudesse ser totalmente sincero – falar absolutamente de si ou do seu ponto de vista – ou estaria mentindo ou teria banalizado o poder da sinceridade.

  10. Neyde Says:

    Meu alter ego……
    (complementando)
    pois ninguém pode saber tudo de si, nem revelar tudo a outrem.

  11. Demetrius Says:

    Seres humanos choram. O resto, bonito-feio, forte-fraco, certo-errado, bom-mau, são apenas convenções as quais nos prendemos e das quais nos tornamos escravos. Assim, justificamos o não exercício pleno de nossa liberdade de viver plenamente e deixar fluir nossas emoções sem barreiras.

  12. Natalia Says:

    É… de que adianta refrear as lágrimas, se não conseguimos refrear os paradoxos que querem passar através delas? Sei não…

  13. Anónimo Says:

    Oi!Antes de mais nada quero te parabenizar pela coluna!Adoro seus textos!Bem,mas tenho que descordar que homem não pode chorar…que isso!Vocês tem tantos sentimento s quanto nós mulheres e também tem o mesmo direito de expressar oque sentem,sem medo.É muito pior,”segurar” aquilo que está nos “incomodando” do que chorar na frente de alguém.Que se dane se é um outro homem que pode te achar ridiculo ou uma mulher que pode te achar estranho.Repito:é um direito seu.E ponto.Enfim,chorar é humano,assim como a alegria independente de cor,raça,credo e sexo.Pelo menos,eu penso assim.

  14. Maisa Says:

    um homem nao deve chorar? o senhor deve ser mt triste a pensar assim, pq o choro é um desabafo, todo homem que diz que nao chora está a ser hipocrita, pq isso é uma necessidade de todo o ser humano, experimenta que vai ver como lhe faz bem.

Deixe um comentário