Uma conversa sobre tolices sentimentais


Dimitri primeiro e Karina depois me lembraram que um dia participei de um chat no UOL. Ambos me sugeriram publicá-lo. Nem preciso dizer que não o via desde o dia do chat. No Google, encontrei e li.

Fiquei agradavelmente surpreso. Chat é complicado. Você responde na hora, na raça, à medida que vão chegando perguntas que você não tem a menor do que irão abordar. E o relógio vai correndo. Por tudo isso, gostei do resultado, e decidi acatar a sugestão de Dimitri e Karina, aos quais agradeço.

O bom nível das perguntas me chamou a atenção, ao lê-la tantos anos depois. Fiquei feliz ao ver que na essência meu pensamento a respeito do amor não se alterou. Mantive a grafia original, em que você é por exemplo ‘vc’, e em quase nada mexi. Nem a ordem das perguntas foi alterada.  Abaixo, a conversa …

O que vc acha do amor?

A frase não é minha, mas é irresistível. O amor é o triunfo da esperança sobre a experiência.

Na sua opinião, qual a maior mancada ( ou uma delas) que a mulher pode dar num relacionamento?

A  maior mancada que uma mulher pode dar num relacionamento é não se entregar. Mas também é a maior mancada que um homem pode dar.

Fabio, vc acha o ciúme uma tolice sentimental?

Ah, os ciúmes. Tratados foram e são escritos sobre os ciúmes, mas como controlá-los? Nem meu tio Fabio, um homem sábio do interior, descobriu a fórmula.

Qual é a melhor maneira de conviver com uma pessoa?

A melhor maneira é ser você mesmo e aceitar que a outra pessoa seja ela mesma. Não querer impor, nem aceitar que imponham.

O que se faz quando o amor acaba, mas não se tem coragem de terminar o relacionamento?

Perde-se muito tempo. Só isso. Quando o amor acaba, não há nada que o faça renascer. O quanto antes a gente consegue aceitar isso, melhor.

Vc foi muito sensivel ao escrever sobre uma empregada que lhe levava chocolate quente. Vc é tão sensivel em relação aos seus subordinados ?

Há momentos em que os subordinados merecem 30 bengaladas. Isso é sabedoria zen. Aprendi com os mestres zen. Mas acho que se deve tratar todo mundo, subordinados ou não, com respeito e compaixão.

Vc escreve tolices sentimentais?

Sou um escritor barato que escreve tolices sentimentais. E não tenho nenhum problema em relação a isso. Um dia sonhei ser um Graham Greene, mas o tempo me fez entender e aceitar meu tamanho.

Vc acha que as mulheres podem desvincular amor de sexo por prazer apenas?

Todos podem fazer isso. Mulheres e homens. Mas o sexo sem amor em geral traz uma pequena dose de prazer, fugaz, e uma imensa carga de sofrimento, duradoura.

Vc acha que num relacionamento pode sobrar SÓ sexo, ou SÓ amizade e mesmo assim continuar sendo legal pros dois?

Não acredito numa continuação de brincadeirinha depois que o amor acaba. Isso só traz dor.

Vc tem algum livro na praça ?

Não tenho livros. O que produzo são folhas na relva. Que fiquem ali mesma, perdidas entre um exemplar e outro da Vip.

Vc observou que a sala é quase totalmente feminina? Vocês da revista faziam idéia do imenso número de mulheres que devoram sua coluna?

Sim, sabemos que muitas mulheres nos lêem. É um caso de amor correspondido.

Na sua opinião, onde se encontra a sabedoria : no excesso ou no meio termo?

A sabedoria se encontra onde você consegue encontrá-la, às vezes no excesso, às vezes  no meio termo.

Vc acha possivel viver diferentes amores ou a lembrança do GRANDE AMOR não acaba triturando qualquer possibilidade de virmos novamente a nos apaixonar?

Acho perfeitamente possível viver muitos amores. Cada qual tem seu encanto, seu cheiro, seu sabor. Viver preso à lembrança de um grande amor é uma forma de aprisionamento mental e emocional.

Existe amor eterno?

Tudo acaba. A juventude acaba. A beleza acaba. Minha coluna vai acabar. É um fenômeno que os budistas chamam de impermanência. Vivamos o aqui e agora, em tudo. Inclusive no amor.

Há possibilidade de uma pessoa manter um relacionamento por atração fisica?

Esse tipo de relacionamento, baseado em atração física, tem a fugacidade, a brevidade da chama de um fósforo.

O que fazer quando vc sente um amor obsessivo?

Se livrar dessa obsessão. O bom sexo flui natural como as águas de um riacho. Quanto mais nos preocupamos com o “grande sexo”, pior o sexo.

E quanda a gente parece ter sempre uma paixão à primeira vista? É melhor fugir?

Acho que não se devem represar os sentimentos. Se você sentir pela décima vez uma paixão à primeira vista, invista nela, ainda que em outras nove vezes tenha tido desilusão. Cada história é uma história.

Qual o segredo para manter aceso um relacionamento?

De um modo geral, acho que se o homem tratar a mulher como alguém especial, e a mulher também tratá-lo como alguém especial, 90 por cento dos problemas estarão resolvidos. Saber ouvir responderão pelos demais 10 por cento. Hoje as pessoas falam muito, em geral de si mesmas, e não conseguem ouvir os outros.

Vc não acha que sua coluna “homem sincero/ sensível” é apenas para equilibrar a cafajestagem da VIP?

Não considero a Vip cafageste. É uma revista com a qual me identifico inteiramente.

Qual sua melhor cantada? dá uma dica aí…

Acho que a melhor linha inicial de uma conversa é um simples e prosaico “oi”.

A infidelidade é grande entre os namorados. Por quê? E amor eterno, existe?

A infidelidade entre os namorados é apenas sinal de imaturidade. Amor para sempre? É uma quimera. Tudo é impermanente. Aceitando isso, a gente vive melhor cada momento.

Fabio, seguinte, estou berrando pra vc me ouvir. Tou apaixonado por uma mina… só que ela namora!!! mas entre nós já rolaram uns amassos… devo investir nessa paixão?

Não precisa gritar. O tom de voz contido é uma virtude. Inclusive nos relacionamentos. Quanto a seu amor, parece ser uma furada e tanto.

Meu último relacionamento era algo doentio. A mãe de meu namorado tinha uma relação muito estranha com ele….ela não aceitava o fato do filho gostar de mim, e vivia o tempo todo tentando destruir o relacionamento. Ele, como é uma pessoa que cede a todas as ordens da mãe, aceitou terminar o relacionamento sem nenhum motivo. Hoje eu sinto falta de uma conversa franca, mas ele não aceita, mesmo com 30 anos, continua achando que a mãe tem razão em tudo e por isso não discute nada.

Um homem que aos 30 se comporta como aos 15 deve ser jogado na cesta de lixo.

Você se considera “o bom” quando está  com alguém que lhe é especial ou preocupa-se em, primeiro, fazê-la sentir-se “a poderosa” antes de qualquer coisa?

Nos casais saudáveis, um faz o outro se sentir poderoso. Simultaneamente. Naturalmente.

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Sim, é possível. Mas não é uma situação que possa perdurar muito tempo. Você tem que fazer sua escolha. Quanto antes, melhor.

Qual é a sua opinião a respeito do sadomasoquismo?

Sem nenhum moralismo, digo que o sadomasoquismo traz muito mais angústia e aflição que alegria.

Como devo regatar minha auto-estima?

Auto-estima se conquista quando a gente dá mais valor a nossa opinião sobre nós mesmos do que à opinião dos outros. Precisar da aprovação alheia é uma forma de sofrimento.

Por que meus avós não se beijam?

Seus avós não se beijam na sua frente provavelmente porque sejam discretos.

Qual é a sua posição a respeito do sexo virtual?

Nada substitui o sexo real.

Minha mulher me largou pq fiquei desempregado. Minha banda se desfez, qual o conselho que vc pode me dar ? Por favor …

Pare de pensar tanto em você mesmo. Pare de se lamuriar. É um bom começo para sua recuperação.

Vc usa bastante a palavra sofrimento em contraposição a alegria … por que isso ?

A vida alterna sofrimento e felicidade. Por isso faço essa contraposição.

Fabio, aqui é o Alex Cosy. Como seu colega colunista de VIP, não poderia deixar de dar um abraço. Respeito o seu talento e pensamento, embora como guardião dos direitos do homem ao prazer discorde por vezes de você. Tenho certeza que um pouco de machismo faria muito bem ao Fabio Hernandez… e a suas mulheres tambem…

Um pouco menos de machismo tb faria bem ao Alex Cosy.

Pode-se amar o bastante para aceitar uma traição? não apenas perdoá-la, e sim esquecê-la?

A traição pode ser superada, desde que você esteja disposto a isso.

Suas palavras me impulsionaram. Tenho absoluta certesa que vivia buscando a aprovação alheia. Digo “vivia” porque suas breves palavras me fizeram refletir muito. De hoje em diante, serei sua leitora assídua.

Obrigado. Tentarei atender suas expectativas, mesmo sendo um escritor barato.

Um fracassado com um certo charme leva vantagem sobre um próspero insosso … ?

Como não tenho charme, mas apenas o fracasso, não posso responder.

Como superar o medo e a desconfiança dos homens por causa de alguns relacionamentos ruins que tive no passado?

O passado já passou. Pense no presente. Será um grande passo.

Como perceber se o amor acabou?

Se você já não sente vontade de ver um filme comendo pipoca com a sua mulher ou namorada, é sinal que a festa já acabou. Os sinais de fim de caso são inúmeros. Nós é que fingimos não vê-los.

13 Respostas to “Uma conversa sobre tolices sentimentais”

  1. Maria Augusta Says:

    Resposta simples e diretas para dúvidas e lamentos de todos nós. Quem já não passou por algo semelhante? Somente os que nunca amaram, somente os que negaram a vida e nunca choraram por um amor que deixou de existir. A vida é isso mesmo. Eu me lembrava desse chat e foi bom rever aqui. Já te escrevi dizendo que gosto da forma como expressas esse sentimento chamado amor. No fundo, tudo abstrações da nossa mente criativa. Mas é bom pra caramba.

  2. Dimitri Says:

    Fabio obrigado por atender o pedido da Karina e o meu.Gosto muitíssimo dessa entrevista.Aprendi tanto com ela,você não tem ideia do quanto.Ela me ajudou muito,durante uma época da minha vida,e ainda ajuda.Uma vez você escreveu em uma de suas crônicas,perguntando a si mesmo se o que você escreve mudaria a vida de alguém.Pois eu respondo, sem ambiguidade,que sim Fabio.Tenho certeza que você ajuda e encanta a muitos.É uma verdade incrível como você se parece um bom amigo.Ainda mais uma vez: obrigado Fabio Hernandez.

    • Karina Says:

      Dimitri é seu nome, Dimitri? não é comum.

      • Dimitri Says:

        Olá Karina tudo bem!”Dimitri” é apenas um pseudônimo qualquer.Não há nada implícito ou simbólico nele.Beijo.Tchau.

  3. Pqna Says:

    Uau!
    Quantas frases sábias!
    Dá pra publicar um manual prático de vida!
    Gostei bastante dessa aqui:
    “Todos podem fazer isso. Mulheres e homens. Mas o sexo sem amor em geral traz uma pequena dose de prazer, fugaz, e uma imensa carga de sofrimento, duradoura.”

  4. Diário do Centro do Mundo » Blog Archive » Era uma vez na VIP Says:

    […] Share and Enjoy: […]

  5. Karina Says:

    Obrigadinha, Fabio Hernandez. mas eu não conhecia a entrevista. Só fiquei curiosa confiando que teria sido bacana.

    Acho que vc mudou um pouco sua percepção sobre traição. Pelo menos agora parece mais inflexível qt à possibilidade de alguém conseguir realmente superar.

    Gostei da melhor cantada.

    • Fabio Hernandez Says:

      talvez, Karina. eu disse na época que depende de quanto você esteja disposto a isso. me parece que pouquíssima gente está — de fato — disposta a perdoar …

  6. Red,whathellisthat? Says:

    FH, tem um divã na sua casa ou na sua caixa de e-mails? Rs.
    Começo achar que o escritor barato dentro de você é um filósofo romântico…
    ;0)

  7. Lorena Says:

    Excelente. Nada mais.

  8. helenoalmeida Says:

    Inspirador em cada pensamento. Parabéns Fábio.

  9. Adriana Says:

    Se não existir entrega já acabou…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: