“Ninguém cuida da gente. Só nós mesmos”


 

O Taiti de Gauguin

 

“Hernandez?”

Quando me chamam assim ao telefone já sei que é meu amigo Thunder. Só ele me chama de Hernandez.

“Fala, Thunder. Tudo bem?”

“Masomeno, Hernandez.” Mais ou menos, na locução rápida de Thunder, vira masomeno.

“Me conta tudo, homem.”

“Cansei. Você já se cansou?”

“Muitas vezes, Thunder.”

“Mas acho que você não se cansou disso.”

“Hmmm?”

“Me cansei de minha relação com o mundo, Hernandez.”

“Hmmm?”

“Acordei me dando conta disso, Hernandez. Era uma coisa óbvia, mas eu demorei a vida inteira para enxergar.”

“Hmmm?”

“Dou mais do que recebo, Hernandez.  O mundo …. hmmm …. tem uma relação de exploração comigo. Desde que eu me lembro foi sempre assim. A única novidade é que eu cansei.”

“A Cláudia tá incluída.”

Cláudia era uma namorada com quem Thunder ia e vinha.

“A primeira da lista, Hernandez. Mas não a única. Não sou prioridade para ela, tá na cara.  Amigas, amigos, viagens vêm antes. Mas ela exige que eu a trate como prioridade 1, 2 e 3.”

“Hmmm?”

“A família também.”

“Ah, Thunder pára com isso.”

“Sério, Hernandez. Eu sempre dei mais do que recebi. Suporte, apoio.”

“Hmmm?”

“Tudo bem até eu cansar. Eu tenho que cuidar de mim, Hernandez. Ninguém cuida de mim.”

“Sem autolamúria, Thunder. Você nunca foi disso.”

“Não é autolamúria, Hernandez. Apenas acordei.  As pessoas se acostumaram a cobrar de mim o que elas não me entregam. Paciência, por exemplo. Fazem horrores e depois o problema sou eu. Não é justo, Hernandez.”

“Thunder. Passei por isso. Acho que todo mundo passa num determinado momento. Voce olha para as pessoas a seu redor e procura sentido. Nem sempre encontra.”

“E então, Hernandez, que faço?”

“Aconteceu comigo, Thunder. Eu tirei férias das pessoas. Lembra? De você também. Se você puder, faz que nem o Gauguin. Rumo ao Taiti. Com o respiro, você pode avaliar melhor as coisas. E …”

“E?”

“Qualquer que seja o futuro, você falou uma verdade fundamental. Cuide de você. Ninguém cuida da gente. Só nós mesmos. E …”

“E vem tomar uma cerveja, Thunder. Você tá precisando. E eu também.”

11 Respostas to ““Ninguém cuida da gente. Só nós mesmos””

  1. Gueixa Says:

    Eu também to precisando de tomar uma cerveja. Posso ir com voces?

  2. Nina Says:

    Eu também preciso, seu Hernandez.

    Onde nos encontramos?

  3. Gabi Says:

    Sabe… cheguei a conclusão de que existem dois momentos na vida em que você saberá, com 100% de certeza, quem são seus verdadeiros amigos: fique sem dinheiro ou fique doente.

    Passei, recentemente, por sérios problemas de saúde. Havia uma pessoa, do meu convívio quase que diário, que durante todo o meu tratamento não se preocupou sequer em saber como eu estava. E quando a questionei sobre isso o assunto foi classificado como “mimimi”.

    Eu não precisava dela durante os 14 anos em que apanhei quase que diariamente de um pai alcoólatra. Precisava dela no momento em que me encontrava com minha saúde frágil, com medo da não recuperação… Não precisava me lamber, não. Bastava dizer “oi, como você está?”

    A gente aprende… a vida ensina. E por mais que seja dolorido, sinto que ela e mais algumas pessoas terão que partir junto com uma fase que também está chegando ao fim. A vida não está me propondo, está me exigindo uma renovação. E eu vou deixar que ela leve o que não me “serve” mais e me traga o novo. Como seu amigo, me cansei. Sei que irá doer, mas será o melhor para mim.

    Abraços, FH!

    • Gueixa Says:

      Gabi, amigos têm que nos suportar também quando estamos bem.
      Particularmente quando estamos bem nos campos finaceiro e amoroso.
      Só amigos suportam nosso sucesso. E no ver tilintando de felicidade então….
      Força e perseverança nesse seu caminho de renovação.
      E não leve tão a serio assim certas pessoas…Elas nem sempre merecem.
      bj

  4. Adriana Says:

    Cada um cuida de si como dá… e olhe lá!

Deixe uma Resposta

