Identificação de uma mulher


Certos filmes se fixam em você sem que você saiba por quê. Você pode nem lembrar direito a história, mas a essência do filme está sempre com você, sem motivo aparente.

Um desses filmes, para mim, é Identificação de Uma Mulher, de Antonioni.

Assisti há anos, e me marcou a ponto de eu comprar o dvd assim que encontrei. O que me marcou? O título, talvez. Sobretudo em italiano, Identificazione di Una Donna, ele impressiona e surpreende. Gosto do som da palavra donna, e do conteúdo. A atriz principal, que não é a da cena que coloco aqui, também me chamou a atenção como um exemplo da elegante beleza italiana. Como Clara Petacci, a donna pela qual Mussolini trocou suas 12 amantes, a protagonista do filme conserva pêlos que lhe dão um erotismo selvagem e ao mesmo tempo delicado.

A cena que encontrei no YouTube dá uma idéia do pensamento iconoclasta, provocador de Antonioni. Antonioni busca uma das mais eternas fontes de fantasias dos homens: a masturbação feminina. Homens que ao longo da vida não tenham sonhado ver uma mulher se acariciar — não tenha dúvida — são gays.

A morte do cinema italiano é uma das maiores tragédias da arte contemporânea.  É o que me ocorre ao pensar em Antonioni e rever essa cena.

5 Respostas to “Identificação de uma mulher”

  1. Manu Says:

    Te contar um segredo: vc me surpreende!

  2. Alice Barros Says:

    Concordo plenamente, FH! Com vc e com as meninas…
    Uma mulher que se acaricia na frente do parceiro, se mostra conhecedora de si e sexualmente ousada e resolvida.

  3. Fabio Hernandez Says:

    pode ser nas costas do parceiro tb, Alice …

Deixe uma Resposta

