Os Melhores Livros Eróticos — 6: Desidéria


Lara Wendel foi Desideria no cinema

E então seguimos céleres em nossa lista. As indicações anteriores, a quem está entrando no ônibus agora, estão em textos facilmente encontráveis neste blog mesmo.

Desidéria, de Alberto Moravia, o grande romancista italiano, já se anuncia no nome da personagem principal e no título do livro.

Desidéria vem de desejo. Desejo sexual, naturalmente. Ninguém está falando aqui de chocolates.

Filha de uma prostituta, Desidéria é adotada por uma mulher sexualmente voraz. Ela própria também não é nada fraca nesta área, e em certo momento a mãe adotiva cobiça sua carne magnética.  A narração é engenhosa. É feita na forma de entrevista.  O narrador — “eu”, como ele se identifica — faz perguntas a Desidéria. Como é clássico em Moravia, a história é passada em Roma. O romance foi transformado num filme cultuado pelos amantes da arte  erótica. Desidéria foi interpretada por Laura Wendel, em 1980. Nestes dias, Laura era capaz de convencer o papa a rezar o Alcorão.

Minha recomendação à comunidade é ir à melhor livraria e comprar não apenas Desidéria, mas tudo que encontrarem de Moravia.

4 Respostas to “Os Melhores Livros Eróticos — 6: Desidéria”

  1. Maria Tereza Belumat Says:

    Compartilhamos o gosto pela obra de Moravia, FH, embora eu não tenha, ainda, lido “Desidéria” e, ainda também, não tenha assistido ao filme.
    Um livro dele que muito me toca é “O Desprezo”, cujo título já diz tudo sobre este sentimento que, talvez, seja a forma mais concreta que se pode utilizar para expressar o ódio. “O Desprezo” foi inspiração para o cineasta Jean-Luc Godard realizar em 63 o excelente “Le Mépris”, um filme sincero e profundo, que tem Brigitte Bardot vivendo Camille Javal e Fritz Lang, participando do filme como ele mesmo.

  2. janbcosta@gmail.com Says:

    Li Desideria e Moravia continua sendo um dos melhores no gênero romance.
    É um livro sem igual, mas impiedoso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: