“R” é de “Relaxe e Goze sem Expectativa”: O Amor de A a Z Segundo o Homem Sincero


Nesta nosso galope admirável eis que chegamos a “R” de “Relaxe e goze sem muitas expectativas”. É o nosso Dicionário Conciso Amoroso se encaminhando para o final. Ou para o começo, quem sabe. Poucas expectativas, num relacionamento, podem conduzir a surpresas belíssimas. Altas expectativas são a ante-sala inevitável da frustração …

“Costumamos iniciar cada romance com a expectativa de um conto de fadas. Nada menos que isso pode ser satisfatório: um conto de fadas em que todos terminemos felizes para sempre. Em que todos somos, eternamente, príncipes e princesas. Queremos do outro que resolva todos os nossos problemas. Todas as nossas frustrações. Que preencha todos os nossos vazios. E, quando isso não acontece, nos sentimos imensamente fracassados. E projetamos no outro toda a responsabilidade pelo fracasso. É o começo do inferno.

Eu diria o seguinte. Um bom passo para tentar um relação melhor é diminuir as expectativas. Contos de fada não existem. Mas existem romances divertidos, intensos e marcantes. Que não precisam necessariamente durar uma vida inteira. Pretensões menores geram decepções menores. Quando vejo um amigo dizer que está vivendo um legítimo conto de fadas, pressinto logo o tombo. Raramente me enganei.”

7 Respostas to ““R” é de “Relaxe e Goze sem Expectativa”: O Amor de A a Z Segundo o Homem Sincero”

  1. Guilherme Says:

    Gosto muito disso.
    Abraço

  2. Graça Says:

    Ah!! Fabio…os Contos de Fadas !! Quem sera que coloca isso nas nossas cabeças ?

    Hoje, acredito no seguinte: o menor nivel de expectativa possivel. Olhar sim, para as coisas mais simples, como um sorriso sincero, um caminhar de maos dadas, um silencio tranquilizador, um sexo onde juntos aprendemos e juntos desfrutamos …isso traz felicidade…o resto ? Pura invençao, nao vida real…

    • Libète Says:

      Um dia acreditei no conto de fadas, mas meu príncipe virou sapo, mas isso já faz muito tempo. Hoje concordo inteiramente com vc Fabio… e também com vc Graça… e espero ter lá na frente o que disse Lya Luft em uma entrevista sobre vida a dois “As longas conversas. Os longos bons silêncios.”

  3. R. M. Gonçalves Says:

    Concordo em todos os sentidos!
    Tudo acaba, inclusive o amor…
    A única diferença é que às vezes ele acaba antes de você morrer, outras vezes você morre antes dele acabar.

  4. Janaina Says:

    Fabio, carissimo.

    Ah, meu caro escritor barato, o verbete da letra R é teoricamente lindo…Racionalmente aceito muito bem que contos de fadas não existem, mas sim a possibilidade de romances divertidos, intensos e marcantes, e que pretensões menores geram decepções menores. Mas será que você não teria aí um manual para me emprestar, que treine o coração apaixonado a não criar expectativas, relaxar e gozar????

    O verbete de hoje me caiu como uma luva, tanto que gerou uma cronicazinha minha. Dá uma passadinha lá “em casa” pra ler:

    http://minhaspalavrasaosventos.blogspot.com/2010/08/o-fabio-hernandez-meu-escritor-barato.html

    • Fabio Hernandez Says:

      muito bom, Janaína. recomendo a todos que leiam. gostei especialmente deste trecho:
      “Somos criados e educados numa sociedade que privilegia o ideal do amor romântico, do conto de fadas, da outra metade da laranja e, na maioria esmagadora dos casos, é isso que acabamos buscando num relacionamento, mesmo que inconscientemente. Serão necessários anos de erros, decepções, culpa, sofrimento e muita reflexão para que alguns consigam realmente enxergar com lucidez que o nosso ideal de romance nada mais é do que reflexo de como a sociedade, o cinema, a TV, nos vende esse ideal. Não se deixar levar por essa “ilusão” passa a ser o desafio para quem quer relacionamentos lúcidos, reais e equilibrados.”

  5. Adriana Says:

    FH… gostei muito do que você escreveu, mas concordo com a Janaina.

    Apesar de ter certeza que contos de fadas não existem… é quase impossível não criar expectativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: