Os jogadores deviam saber que choro é coisa de mulher


Circula pela internet um texto que alguns atribuem a mim, outros a um amigo meu. Parece até que disseram que é do Jabor num spam venenoso. Ora, sou um escritor barato, é verdade, mas não tão ruim quanto o Jabor.

Mas tanto faz quem tenha escrito.

Quero compartilhá-lo aqui, a despeito da autoria controvertida. É que não suporto mais ver marmanjo chorando que nem mulher ou efeminado na Copa do Mundo.  Se não conseguem vencer um jogo, que ao menos mostrem hombridade na eliminação.

O texto:

Vou tentar lembrar a frase de um sábio. Acho que era assim: as lágrimas dos fracos secam as minhas. Ele falava de como um homem deve se portar na adversidade. Como um homem, para resumir. Sem histeria feminina, sem se chacoalhar em desespero patético. Sem chorar.

Homem que é homem não chora

Aquele filósofo não desabou moralmente nem quando recebeu a sentença de morte. Foi condenado ao suicídio. Os amigos e a quase viúva ficaram consternados. O suicida compulsório consolou a todos antes de cortar as veias. Seus olhos não ficaram nem sequer úmidos, segundo relatos de testemunhas. Ele exortou os que o cercavam a mostrar força, cortou as veias e partiu para a história.  Sêneca é o cara.

Há na natureza uma sabedoria que convém respeitar. Infelizmente, a natureza é cada vez menos levada em conta, como se vê no pequeno grande crime que as mulheres cometem ao destruir a golpes de cera o Triângulo Sagrado. A natureza embelezou a mulher que chora. A fragilidade, a suavidade feminina são destacadas quando o pranto toma a mulher.

A vontade que se tem é de ampará-la, de protegê-la em nossos braços viris do mundo cruel. Muitas vezes essa vontade ingênua é seguida de um impulso nada ingênuo de teor sexual. Mas até aí pode haver poesia: ao penetrarmos a chorona como que sagramos sua salvação. Nada mais pode atingi-la. Somos então uma espécie de heróis rígidos. Já não há razões para a mulher chorar. É uma cópula redentora. Libertadora. Sem muito esforço, ela passa da tristeza à alegria genuína da fêmea possuída e protegida.

Com o homem é o oposto. Ao chorar, ele se descompõe, como se viu no caso dos jogadores italianos e de tantos outros. Fisicamente fica feio. A palavra mais adequada é outra: horrível. Tenho a tese de que, se o chorão se olhasse no espelho no momento do colapso moral, o mundo teria um número imensamente maior de homens firmes diante da adversidade. A natureza, ao tornar quase repulsivo o macho em pranto, estava dizendo que homem não chora.

O chorão não inspira piedade, não inspira ternura. Nos homens, ele desperta uma mistura de tédio e desaprovação. Nas mulheres – e aqui me refiro às normais, não às malucas com vocação doentia para enfermeiras e psiquiatras-,  ele desperta aversão.

Apanhemos de pé quando a vida, como acontece com tanta freqüência, nos golpear. Se cairmos, combatamos de joelhos. Nada de faniquitos. Nada de lágrimas em profusão descontrolada.

Isso não quer dizer que nós homens não somos sensíveis. Sentimos, sofremos às vezes terrivelmente quando perdemos uma mulher amada ou um amigo também amado. (Outro sábio disse lindamente que a morte de um amigo o atirou numa noite fria e escura. Montaigne, sobre La Boétie, aos interessados.) Quer dizer apenas que podemos e devemos ser firmes, másculos, perante as dificuldades, os reveses tão comuns da sorte. Devemos ser homens, para simplificar.

Se chorei? Mais do que devia, com certeza. E com certeza também não são os momentos de que lembro com maior satisfação. Refrear as lágrimas, um esforço tenaz que tenho empreendido, verdade que longe das metas desejadas, é uma atitude não apenas macha. É também um gesto de elevação espiritual.

35 Respostas to “Os jogadores deviam saber que choro é coisa de mulher”

  1. Grace Olsson Says:

    Essa frase HOMEM QUE É HOMEM NAO CHORA está muito batida e nao condiz com homens que sao, acima de tudo, sensíveis.
    Uma pessoa nao se eleva espiritualmente se nao chorar. Ela, também, se acovarda quando nao é capaz de se exprimir. Mesmo que seja com lágrimas.
    Muito me admira, ler internet afora, homens inteligentes, evoluídos se auto-classificarem que HOMEM QUE É HOMEM NAO CHORA.
    Quando eu li essa frase na internet e até um amigo meu me disse isso por email, eu pensei, repensei… E perguntei ao psiquiatra sueco P.O.M Nilsson o que ele achava disso. E ele disse: ATÉ CEM ANOS ATRÁS, A SUÉCIA , TBM, PENSAVA ASSIM. Mas o tempo mudou, nós evoluímos e, nao é de se tranhar a atitude do homem latino, em achar que HOMEM QUE É HOMEM NAO CHORA. Eles, os latinos, vao demorar mais 100 anos, até descobrirem que, a hombridade, a macheza nao está na capacidade do homem chorar ou nao. Represar lágrimas nao é nada além do que querer mostrar que é macho. Coisa que nós, suecos, já nao precisamos disso.

    desculpem-me MAS, DISCORDO DE QUEM ACHA QUE HOMEM QUE É HOMEM NAO CHORA.
    Homem que é homem chora, sim…Mas os fracos preferem chorar escondidos. Demonstrando a fraqueza de naos erem capazes de demonstrarem quem sao…

  2. Grace Olsson Says:

    Eu jamais fuui para a cama com um homem que tenha me dito essa frase. E, se , algum dia, em meu caminho movido a 46 anos de vida, alguém cruzou A MINHA ESTRADA e enfatizou a vida vista pelo excesso ou ausência de lágrimas…ACREDITE, FÀBIO…EU NAO DORMI COM ELE.

  3. Robson Says:

    Homem que é homem chora, sim.
    Quem não chora por nada, nem que sozinho, não é humano!
    Simples assim.

  4. Emile Says:

    Tenho quase certeza que esse texto é do Paulo Nogueira, ele publicou há uns dias no blog dele: http://colunas.epoca.globo.com/pelomundo/2010/06/25/as-lagrimas-dos-italianos-secaram-as-minhas/
    (diz que foi originalmente publicado na VIP, mas não dá certeza que é dele).

    Sexista ao extremo, mas um tanto verdadeiro.

  5. R. M. Gonçalves Says:

    Fabio, confessa, você chorou há poucos dias… seus olhos, marejados por pensamentos fortuitos, por lembranças do passado, ou por algum acontecimento presente, alguma catástrofe talvez, sucumbiram às lágrimas… seja “sincero” Hernandez, seja sincero… chorar às vezes faz bem.

    Para ilustrar, o guerreiro — e humano, pois errar é humano — Júlio Cesar:

    Sinceros abraços.
    RMG

    • Fabio Hernandez Says:

      putz, robson, por um momento pensei que vc estava falando do júlio césar romano, o imperador, e eis que encontro o frangueiro chorão!

  6. Gueixa Says:

    Olha Fabio, eu tb não gosto de homem que chora não. A bem da verdade, não gosto de gente chorona. Aquelas pessoas que ao enfrentar uma adversidade se põem a chorar, me cansam. E eu não me considero alguém insensivel. Eu me sensibilizo com um verso, um trecho de musica.
    E vou às lágrimas sim…Mas poxa, em momentos de dificuldades,, de tomada atitudes, enfim…chorar, não dá!

    • Graça Says:

      Concordo 100% com vc Gueixa. Tambem me considero uma mulher sensivel, mas sinceramente, pessoas choronas me irritam, sejam homens ou mulheres.

      Chorar de tristeza e alegria faz parte do ser humano, mas existe hora e lugar para isso. Uma coisa e marejar os olhos, outra e se desmanchar feito uma manteiga no sol. Isso demonstra falta de equilibrio emocional e capacidade para lidar com as situaçoes da vida, conforme se apresentam.

      E…Fabio…aposto que seus olhos marejam, sim !! Agora…manteiga… vc nao deve ser, nao…

      O unico choro dos homens nessa Copa que me comoveu foi o dos japoneses. Um pais sem tradiçao no futebol, que vem lutando para melhorar. Um povo com muita garra e disposiçao para aprender. Ja os brasileiros, me poupe…como ja ouvi em algum lugar “se nao soube ganhar, que saiba pelo menos perder” …acho que a frase e essa…

  7. john Says:

    Acredito que se o choro for para expressar uma perda, uma frustração, saudade, tristeza, e a fins, pode até ser saudavel, pois alivia o sentimento de tristeza etc.. E tb acredito que o homem ou mulher que tenta cessar esse tipo de sentimento, está fazendo algo até prejudicial à saúde, já que estará recalcando um sentimento, e negando uma realidade, fantasiando que nao está dá a minima, ou que nao sofre o suficiente para chorar. Ninguem é obrigado a reagir da mesma forma que Sêneca diante da morte. Se ele teve uma educaçao de anos para conseguir reagir assim diante da morte, entao nao é com uma frase de biscoito chines que uma pessoa nao pronta para reagir assim, deverá reagir também. É o mesmo que um medico, perito em determinada área, exigir que um paciente saiba tudo q o medico sabe com apenas uma frase, do nivel de: “homem que é homem nao chora”.

    Entao, essa forma de expressao “normal”, acho saudavel. Porem, se for um choro exagerado, escandaloso, infantil, para manipular os outros, aih nao vejo ponto positivo, ensinador, ou saudavel nisso.. Tem que ser aquele que demonstre apenas o que sente diante de uma perda, dor, etc, que nao precisa vir como uma explosao nuclear, mas pode vir como uma chuva torrencial e calma ao mesmo tempo, apenas para passar uma emoção.. E reprimir essa emoçao pode passar uma imagem mt forçada, de um personagem q a pessoa nao eh, entao cada um tem q ser o q eh.. Nao é o fato de chorar, que vai fazer um homem hetero gostar de homens. E tem muito cara homossexual e bissexual, que chora mais que cara hetero. Entao o fato de chorar diante de uma dor, frustraçao, etc, nao prova a caracteristica sobre aptidao de ninguem 😛

  8. john Says:

    correçao: E tem muito cara homossexual e bissexual, que chora menos* que cara hetero.

    • Fabio Hernandez Says:

      não john. os gays, estatisticamente, choram tanto quanto mulher, uma enormidade.

      • Ana Says:

        Informação científica?

        Acho que homem quando chora desperta o lado maternal das mulheres, ou seja, é atrativo também. Bem, para os homens não deve ser.

        Quem gosta de homem durão (ou metido) é gay. Mulher gosta de homem de verdade. Algo meio fora de moda.

      • Fabio Hernandez Says:

        saiu uma pesquisa que diz que chorões cheiram mal,vcs leram?

  9. luciana Says:

    Hernandez,

    você tem razão, o Jabor é ruim, mas você é muito pior.
    Quer dizer que você não chora? Talvez seja por isso que adoeça.
    um abraço

    • Fabio Hernandez Says:

      pera, luciana. o que eu disse é que, posso ser um escritor barato, mas não sou tão ruim quanto o jabor.
      vc distorceu o sentido.
      quanto à saúde, graças a deus — batendo numa parede imaginária — estou muito bem desde que me livrei de companhias predadoras.

  10. Eduardo N. Says:

    Fábio, para você, em King Kong, a mulher deveria escolher o primata ao invés do homem, né?

  11. Rodrigo Garcia Says:

    Que tal traçar uma linha separando o cara que chora e o “chorão”?

    • Graça Says:

      Totalmente apoiado, Rodrigo ! Ai esta a diferença entre a sensibilidade sadia e o patetico patologico.

    • Graça Says:

      Rodrigo, para ficar uma frase perfeita, eu apenas trocaria “homem” por Homem com “H” maiusculo…faz uma brutal diferença…rsrsrs…

      Na escrita, nos mulheres, usamos essa diferenciaçao para macho e Homem.

    • Fabio Hernandez Says:

      vamos dizer então, rodrigo: até três choros por quinquênio, o cara é um homem que chora. passou disso, é chorão. que tal?

  12. john Says:

    ok ok fabio hernandez 😛 haha
    Acho q esse exemplo final q eu usei, sobre ter gays e bissexuais q choram menos q heteros, foi meio que forçado de acordo com o ranking baseado em novos e antigos fatos 😛 hehe, but u know what I meant ^^ kis dizer apenas sobre nao ter nada demais em passar uma emoçao, desde q nao seja de forma exagerada, como uma explosao nuclear^^

    Ahh, e sobre o Jabor: Parem com essa picuinha de kerer provar kem tem o bilau maior 😛 haha O FH tem uma escrita boa, e leio aki com mais frequencia do que leio o Jabor, mas o Jabor tem uma ótima oratoria, e nao acho ele um pessimo parecerista nao 😛 FH! Pare de falar mau de seu colega de trabalho, e mande um abraço pro cara (sem ambiguidade, nem homofobia) 😛 hehe

    John.

  13. john Says:

    hahaha hahahaah hahahaah hahahah hahahaha

  14. john Says:

    hahaha hahahaha hahahah hahaah hahaha

  15. john Says:

    hahahaha hahahhaha hahahahah

    hahahaha hahahaha hahahahaha hhahahahahaha

    hahahaaha hahaahahaha hhahaaha

  16. john Says:

    hahahaahaahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahaahahaha hahaahahahaahahahahahahahaahhaahahahahahahahahahahaha hahaahahahahaha

  17. Rebeca Says:

    Olá para todos, tenho um amigo no trabalho que é chorão, e ele me irrita, tipo rola um problema na empresa uma situação de pressão que tem que resolver o cara começa a chorar, meu Deus eu quase morro, pq como foi dito acima em uns comentarios e eu concordo detesto pessoas choronas. Mas homem chora, meu namorado já teve duas vezes comigo que chorou como que bem nervoso e desesperado pq sabia que tinha me magoado e ñ podia voltar atrás e isso ñ fez eu achar feio, apesar dele ter chorado bem poucas vezes perto de mim mas a maioria foi quando ele sabia que tinha me afetado em algo, e isso realmente desperta os sentimentos maternais na mulher, faz nos sentirmos mais atraidas e sentimos que o homem tem sentimentos profundos. Mas esse lance de ser chorão, tipo chorar por qualquer coisa é terrivel, ñ ficaria com um cara manteiga… pq eu ñ sou chorona… rsrsrsr… bjs

    • Fabio Hernandez Says:

      seu namorado, se chorar mais uma vez neste quinquênio, vai ser considerado tecnicamente um chorão, rebeca. sorry.

  18. Fabi Says:

    Olha, a gente até que diz: tudo bem! mas, se puder:EVITE…use todos os artifícios possíveis e imagináveis, mas, tente evitar.Amei ter assistido um filme bastante triste ao lado do meu amigo gay…e quando eu não aguentei…ele tava lá…firme e forte, como é próprio de sua natureza…bom mesmo, é homem que deixa marejar e não deixa cair…aí dá vontade de pegar no colo e fazer todo o resto.

Deixe um comentário