As mulheres e o futebol: breves reflexões motivadas pela Copa do Mundo


“Tempo de ver perna de jogador”, me disse minha amiga Bia.
Nunca tinha me ocorrido a verdade transcendental de que a única razão pela qual uma mulher vê futebol são as pernas dos jogadores.
Assim como os homens (pelo menos os duros como eu) não foram feitos para dançar, as mulheres não foram feitas para o futebol.
Há uma incompatibilidade básica entre a delicadeza delas e a brutalidade do futebol. Da mesma forma, existe um antagonismo entre a delicadeza da dança e a brutalidade de nós, os durões.

Detesto ver jogo perto de mulheres. Não porque elas olhem as pernas dos mercenários. Mas porque, não entendendo nada, produzem agitação o tempo inteiro. Dão gritos totalmente deslocados. Qualquer bola perto da área é a iminência de um gol. Escanteios são pênaltis sem goleiro: a comemoração ou a lamúria estridente começa antes.

Ver futebol tem um ritmo que as mulheres destroem em seu frenesi desinformado. Futebol é para ser visto com amigos. Eles sabem quando secar o adversário com algum sortilégio que está funcionando. Sabem ficar quietos na hora certa, xingar os jogadores que merecem e gritar quando o silêncio é um crime de omissão.

Isso não quer dizer que numa copa a mulher não tenha importância. Shakira provou que sim, tem. No lugar e na hora justa. No palco, com um microfone, cantando e dançando num concerto de abertura. A imagem de Shakira estará para sempre associada à Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

E ao contrário das mulheres, que procuram as pernas dos jogadores, nós os homens durões ficamos encantados com Shakira não pela embalagem, mas pelo conteúdo: a simpatia cativante e a voz afinada da energética cantante colombiana.

Share/Bookmark

100 Respostas to “As mulheres e o futebol: breves reflexões motivadas pela Copa do Mundo”

  1. Anarcoplayba Says:

    O futebol feminino tem um momento melhor que o masculino: no fim, quando as jogadoras trocam de camisa.

    E futebol é bruto?

    • Fabio Says:

      um dia as mulheres vão tentar dominar até o rugby, anarco. pense nisso

      • Anarcoplayba Says:

        Minha namorada joga, na seleção da USP, Fábio.

        E a seleção feminina de Rugby do Brasil, comparativamente, é melhor que a masculina: Elas já foram campeãs sul-americanas.

      • Fabio Hernandez Says:

        ela tá nesse vídeo, Anarco?

      • Anarcoplayba Says:

        Não está não… ela joga pela seleção da usp.

    • Petite Poupée Says:

      Caraca Anarco! Isso q é esporte pra macho!

    • Graça Says:

      Anarco, que bacana o video das meninas…nao sabia que a USP tinha um time feminino…barbaro !!

      • Anarcoplayba Says:

        Tem sim… Esse vídeo é do Spca feminino… o da seleção feminina da USP é meio comercial do tipo “venha jogar com a gente!”.

      • Petite Poupée Says:

        É uma pergunta cretina, mas…como são os pés dela Anarco? Só pra saber…

      • Anarcoplayba Says:

        Frios, mas estou trabalhando nisso.

        Piadas à parte, acredite: um dos traços mais marcantes do rugby acaba sendo a homofobia.

        Tanto no time masculino quanto no time feminino.

        Agora… aparentemente um denominador comum de mulheres com pés “diferentes” é o futsal feminino.

  2. Karina Says:

    Se a motivação das mulheres são as pernas, tá explicado pq as brasileiras continuam torcendo pelo Brasil. Pq se fosse o conjunto da obra…

  3. Cristiane Alberto Says:

    “Há uma incompatibilidade básica entre a delicadeza delas e a brutalidade do futebol.”

    Não acredite tanto nisso, Hernandez. Você não pode imaginar como as mulheres podem surpreender… sem falar que elas ainda podem embelezar o ambiente, como fez a Shakira, né não?! E ao final do jogo, conforme o resultado, oferecer os braços e os lábios para acalentar ou festejar.

    Bjs.

    • Fabio Says:

      li uma pesquisa que diz que 79% das mulheres aproveitam a fragilidade de um homem depois de uma derrota de seu time para discutir relacionamento, cristiane. parece que vc é uma das poucas que acalentam. pense nisso

  4. Graça Says:

    Fabio, para provar que homens sabem dançar e muito bem, deixo um video que recebi de um Homem que provavelmente sabe dançar muito bem tambem, mas, por pura modestia insiste em dizer que nao sabe.

    Ah!! Mulheres sabem torcer, apenas somos mais espontaneas…

    • Grace Olsson Says:

      Concordo com vc, Graca.Ah, Fábio, nao vejo futebol por causa de pernas de jogadores. Vejopor causa de outras coisas, tbm. Mas, venhamos e convenhamos…QUEM NAO GOSTA DE SE DELICIAR COM VERDADEIROS DEUSES GREGOS?
      Eu mesma, adoro homens vencedores…másculos, energizantes….Nao que tenham que ser bonitos…E para isso, a África está bem representada. Vc viu o goleiro da Nigéria?Aquilo é que é homem, menino..hahahhahah

      • Fabio Says:

        se eu vi o goleiro da nigéria, grace? tu tá maluca? não tô vendo nem a miss universo e vou ver o cara?

      • Graça Says:

        Grace…eu vi o goleiro da Nigeria e concordo 1000% com vc…aff…QUE HOMEM !!

    • Fabio Says:

      as mulheres salvam aquela dança, graça. pense nisso

      • Graça Says:

        Foco, Fabio…foco. Se vc olhasse para os homens e nao para as mulheres, veria o quanto e linda a masculinidade em uma dança.Homem sabe dançar e muito bem!! O que falta e boa vontade da parte de vcs em aprender…

      • Fabio Hernandez Says:

        pois dizem que o goleiro da nigéria é gayzaço. pense nisso

  5. Pollon, Diego. Says:

    Bom, nem sei se me sinto no direito de comentar algo aqui pois: Não gosto de futebol e Não gosto das pernas dos jogadores.. acho que por isso nunca vi uma partida de futebol inteira! Nem mesmo da Copa!
    Mas quem sabe né.. correndo na academia e assistindo SportTv, um dia desses, me peguei meio acelerado quando um time (algum inglês, provavelmente) quase fez um gol!
    Talvez eu esteja começando a gostar de futebol! E bem em tempo pra Copa!
    ahaahha

  6. Alice Barros Says:

    Ahhh… eu gosto de futebol, não sou histérica e nem cometo os “crimes” q vc citou no texto.
    Talvez eu entenda mais de futebol do que alguns homens imaginam e assitir o jogo acompanhada de uma mulher (que entenda, pelo menos um pouquinho) sabe que a comemoração é mto mais interessante.
    LoL

    • Fabio Says:

      no futebol gol vale mais que sexo, alice. mesmo que o gol seja feio. pense nisso

      • Graça Says:

        Fabio, no futebol gol pode valer mais que o sexo, mas, convenhamos, o jogo acaba. Ganhando ou perdendo vai comemorar, ja com os amigos, se perder, vai so se lamentar.
        Imagine…ela usando a camisa do seu time favorito…

  7. Petite Poupée Says:

    Eu adoro futebol! Ver o David Beckham, ainda que furioso no banco pelo frangaço sofrido no jogo contra os Estados Unidos, não tem preço… Agora, melhor que ver os gatos da Copa é dar risada das pérolas da Copa:

    * ” Tá em excelente forma física!” Álvaro Pereira Júnior ( emitente crítico de música) sobre a apresentação da Shakira no show de abertura, como diria o Robson- incontestável-
    *” Como se diz na gíria futebolesca, a Shakira tá voando!” Tiago Laifer;
    *” Eu concordo com tudo que a Fátima Bernardes diz” Galvão Bueno;
    *”Lugar de mulher não é na cozinha, é na Copa” Carlos Alberto (Sportv);
    *” Se caprichar, entra” Casagrande.
    *”A Alemanha lembra o Rio Grande do Sul!” Luciano do Valle.

    hauhauhauhuhauhaahua e só tá começando…

    • Karina Says:

      falando em Tiago Leifert… esse menino é um achado!!! doidinho, doidinho rsrsrs

      • Petite Poupée Says:

        Por mim, a Glenda Kozlowski podia ficar na pela África mesmo, né não K?

      • Karina Says:

        hum… n desgosto dela, não.

        minha pena vai é pra menina que está fazendo “figuração”no Central da Copa. a intenção podia até ser dar abertura pra uma participação feminina bacana, mas o Tiago rouba tanto a cena que, tadinha…

      • Petite Poupée Says:

        Pudera, a bagaça é dele K! Ela é lindinha, pô.

      • Karina Says:

        huahuahuhaua que é lindinha eu sei! mas tá ficando patético, pq o papel dela está quase igual ao das modelos que desfilam de um lado pro outro nas mesas redondas fazendo nada além de entregar brindes pros participantes. gosto não.

    • Fabio Hernandez Says:

      putz, pp, se um dia vc coletar minhas bobagens, estou ferrado. mandou mto bem. mas não fique mascarada. pense nisso

  8. Petite Poupée Says:

    Eu estou com pena mesmo é da Fátima Bernardes…ninguém merece aquela friaca na cabeça…Editores! ô raça!

    • Rafa Says:

      Vc não teria pena dela se soubesse o valor do contra cheque, petite! pense nisso

      • Petite Poupée Says:

        Cara, deve ser menos do q Galvão Bueno ganha pra dizer aquelas obviedades… até porque mulher, no final das contas, sempre ganha menos mesmo. No entanto, a questão é outra Rafa, que informação o cenário deserto e gelado de Johannesburgo acrescentava à fala da Fátima? pura maldade, né não?

      • Rafa Says:

        Indeed, vc tem razão. Se fossemos falar de coisas sem sentido no jornalismo, dava uma lista…

      • Fabio Hernandez Says:

        pois Rafa nem tudo é dinheiro na vida. pense nisso

  9. PortalPG.com Says:

    O Mundial de Futebol bate recorde da Internet…

    I found your entry interesting thus I’ve added a Trackback to it on my weblog 🙂 – Gostei deste post e adicionei às notícias importantes de nosso portal….

  10. Nina Says:

    Não vou levar esse post a sério.

  11. Pê Sousa Says:

    O pior mesmo FH, é que algumas mulheres que juram que entendem da magia do futebol… Pode?

    • Eli Santos Says:

      Assim como vcs tentam entender a TPM…
      A diferença é que temos sucesso..rs

      • Anarcoplayba Says:

        É facílimo entender a TPM: É um período no mês em que os hormônios femininos caem e os masculinos sobem. Ou seja: é uma semana de homens que vocês têm por mês.

        A diferença é que a gente não sai arrancando jugulares por aí.

      • Gueixa Says:

        É pq vcs têm mais do que uma semana para arrancar jugulares Anarco.
        Agora. quer uns dias de TPM ?
        Eu cedo os meus de bom grado.

      • Anarcoplayba Says:

        Já tenho meu mês, Gueixa.

      • Nicky Says:

        Homens são assim desde que nascem.
        Mulheres começam a ficar assim a partir de uns 12 anos.

        Vocês têm tempo de sobra pra aprender a lidar com a vontade de arrancar jugulares, a gente não.

        Pense nisso.

      • Anarcoplayba Says:

        Beleza, Nicky. Então depois dos 24 TPM não é mais desculpa pra nada.

        Fechado.

      • Gueixa Says:

        Agora é sério Anarco….é sem noção, pra voces homens, a fúria a estamos sujeitas quando em TMP…Eu mesma não acredito…Acho que nenhum homem sonha com isso. É terrivel…Por isso meu amor, 24 anos não é nada! Não há tempo que dê conta disso, creia-me. É assustador!
        bj

      • Anarcoplayba Says:

        Eu acredito. Desde que eu nasci eu venho tomando patada da minha mãe uma vez por mês, até que ela decidiu se tratar.

        Posteriormente vieram as namoradas, amigas, ficantes, casos, rolos, etc, com o mesmo discurso: “Você não sabe o que é isso!”

        Não sei mesmo. Tudo o que eu sei é que vocês sabem que vão ficar irritadas uma vez por mês e, ao invés de tomar as precauções devidas, VIA DE REGRA preferem usar a desculpa.

        Cômodo, não?

        Não que seja o seu caso, Gueixa, mas cáspita: se eu olho pra uma casca de banana na calçada, presume-se que eu vá fazer o possível para desviar dela, correto? Não procurar DR’s quando você SABE que está de TPM.

        Eu calculo a TPM das minhas namoradas pra evitar discussões. Espero que elas façam o mesmo.

      • Gueixa Says:

        Pois é…Eu me considero uma mulher razoavelmente equilibrada.
        Os tratamentos podem até ajudar, mas o resultado nem sempre é eficaz.
        O que eu disse é que podemos ser acometidas de uma furia impossível de voces homens vislumbrarem…
        Agora, concordo com voce que sabendo disso, dá pra se tentar evitar uma porrada de coisas…
        Meu marido era um sábio…Olhava pra mim e me ignirava discretamente….Muito discretamente. E eu fazia minha parte. Virava as costas e saia de perto até que as coisas dentro de mim se acalmassem….Mas cara…..é treino!!!!Muito treino!!!!

      • Eli Santos Says:

        Nossa.. se soubesse, não teria falado da maldita TPM..rs
        Cadê o sucesso, não é mesmo?rs

    • Fabio Hernandez Says:

      são as fanfarronas, pê. pense nisso

  12. Eli Santos Says:

    Esse post é sério? Pq, se for, preciso me ‘comportar’ melhor durante os jogos da Copa.. já que não dou chilique, sei o que é um impedimento, um escanteio e até um gol olímpico… Acho que preciso prestar mais atenção nas pernas dos jogadores… Até então, só dava aquela olhadinha básica na hora do hino… mas nem tem perna ali…
    Aliás, meninas, nesta segunda-feira teve Itália X Paraguai.. curtiram? rs

    • Nicky Says:

      Eli, vou te falar que eu curti o “jogo” da Alemanha, hein?

      😉

      • Eli Santos Says:

        Putz… O da Alemanha eu perdi… mas me falaram muito bem… Disseram que foi um dos jogos mais bonitos até agora… Até pelos 4 x 0. Queria ter visto o da Nigéria e o da África do Sul também. rs
        Hoje o povo também está ‘vibrando’ com o jogo de Portugal… Mas não curto o metrosexualismo de Cristiano Ronaldo, não.

    • Karina Says:

      Itália x Paraguai foi em horário comercial, n deu =/

      mas tb curti Alemanha! E Inglaterra!

      Daqui a pouco temos o Brasil pra…… torcer, pq curtir n dá! hehe

      • Fabio Hernandez Says:

        horário comercial neste mês é horário que não tem jogo, karina. pense nisso

    • Nicky Says:

      Torcer, torcer, estou torcendo pro Corinthians levar a Libertadores.

      AND pra abertura da Copa de 2014 ser no novo estádio que vão construir em PIRITUBA, como saiu no Estado de SP.

      Mas.

      E curtir, curtir, eu curto só os que não foram pra Copa… Saca o João Moutinho, de Portugal, e o Ibrahimovic? ♥ ui!

      (Eu procurei o Ibra, no album da copa, e fiquei decepcionada qndo não o achei na seleção italiana. Que pazza, né? :P)

  13. valéria Says:

    pernas? não: o conjunto do obra! beckham e sua turma estão lá para alegrar o futebol! ah, e não vou perder o trocadilho…que zidane o futebol! hahahaha

  14. Gueixa Says:

    Gente o Fabio mandou todo mundo pensar…Ninguem obedece? Só eu?

    • Karina Says:

      nãããããão…

      Qd quero pensar vou lá no Diário do Centro do Mundo, Gueixa.
      =ppp

      • Petite Poupée Says:

        K, vou te dar duas coisas legais pra vc pensar: já viu a blusa coladinha que os africanos estam usando na Copa? show de bola, né não? Viu como é gato o técnico de Portugal? parece a versão mais bonita de Áecio Neves, repara só.

        hahahaha

      • Nicky Says:

        Bah, eu vou pra casa da Gueixa XD

      • Nicky Says:

        Petite… Tifalar que eu penso bastaaaante no João Moutinho e no Figo (que nem estão na Copa, então não comprometo a credibilidade da minha torcida)

        Compartilho com vocês 😉
        http://artesletras.files.wordpress.com/2009/06/figo_3_1024x768.jpg Figo, com o manto sagrado.

        http://img.skysports.com/08/06/218×298/Joao-Moutinho-Portugal_920409.jpg João Moutinho.

        Bom jogo do Brasil, darlings ~

      • Gueixa Says:

        Boa Nicky…E ficaremos aqui pensando e falando de assuntos muuuuito interessantes…Vem petite e Karina…Nina????Kd vc?

      • Petite Poupée Says:

        Tamojuntoemisturado Gueixa!

      • Karina Says:

        Petite,

        fui ver quem é o técnico de Portugal e… pultz, será que vc n confundiu, não??? pq nos tempos áureos até o Aécio era melhor que ele!!!
        Técnico por técnico, vou te falar que quem me chamou a atenção foi o da Alemanha. sinal de que dá pra curtir a Alemanha de cabo a rabo hauhahhaua
        É um tal de Joaquim Low!! penso até que ele possa ser portuga e vc talvez tenha confundido o seu com ele rsrs

        Nicky,

        o legal é que vc gosta tanto do homenzarrão qt do menino =ppp

        Gueixa,

        eu queroooooooo!!!

      • Eli Santos Says:

        hahaha Petite.. seu fanfarrão… Fale mais das suas análises técnicas sobre a Copa até aqui para que possamos discutir o assunto..rs

  15. Anarcoplayba Says:

    Mano… esse post tá virando guerra dos sexos.

  16. Bárbara Says:

    qta bobagem junta num post só. me deu azia de ler isso

  17. barbiere Says:

    querido fábio, para a maioria dos homens não importa o quanto você entende sobre futebol, o fato de usar calcinha e não ser o david beckham, acaba com a metade da credibilidade dos comentários e ações sobre o assunto. no entanto, eu acho muito justo e digno, sempre defendemos o que realmente apreciamos com o amor mais egoísta possível – não é?
    para além disso, nenhuma injustiça dura mais que o necessário, toda mulher ardilosa tem no mínimo noventa minutos de jogo e o show do intervalo para reverter opiniões generalizadas. ou ainda, dissimular pouco interesse, pegar uma cerveja para o namorado, passear pela sala com a feminilidade inabalável e suas paixões intactas.

    • Fabio Hernandez Says:

      o fato de vc pegar cerveja para o namorado não autoriza que vc grite gol sempre que a bola passe do meio de campo porque uma coisa legal anula a outra irritante, barbieri. pense nisso

  18. Rebeca Says:

    Cara pelo amor, como vcs falam “pense nisso”, na verdade isso vem do Fabio, ta virando uma especie de “entendeu?”, uma giria sabe, dá até nervoso kkkkkkkkkkkkkk bjs….

    • Fabio Hernandez Says:

      Rebeca, suas palavras de desprezo e reprovação farão muitas mulheres chorar. pense nisso

  19. camila Says:

    assisto pela gostosura dos caras mesmo, pq fazer companhia pra zumbi é foda… imaginem vcs duroes vendo um jogo cheio de mulher gostosa c pernas de fora suadinhas e bravinhas……pois é isso então. gosto mais ainda qdo eles mostram as barrigas saradas, gordura zero ( salvo ronaldo e adriano rs) e as tatuagens então…, e quando caem no chao q aparece a parte de dentro dos shorts…e quando dão close naquelas bundas duraaaas arrebitadas. não importa se o cara é feio de rosto …to-dos eles são gostosos, alguns mais glamourosos outros menos …mas gostosos to-dos…podem ser burros , ex favelados o que for. mas tem corpão sim…acaba o jogo e a mulherada fica daquele jeito..enquanto vcs ai se entupindo de cerveja e berrando com outros machos da mesma espécie…. é isso ae homens convivam com isso agente ve o jogo pq eles são deliciosos…. aliás mtas vz os gritinhos fora de hora são pq não conseguimos segurar completamente o grito engasgado de VAI GOSTOSO!…mete essa bola no gol! uhuuu…
    já o Rugby ahhh que maravilha é aquilo em termos de gostosura eles são os melhores, é tanta testosterona q agente realmente n precisa entender nada …ufff.

  20. camila Says:

    who cares?!! bom mesmo é ver All blacks assim…bem machos! ouça os gritinhos ao fundo rsrsrs http://www.youtube.com/watch?v=X0W7YdKYPl0 – entendeu alguma coisa? bom pra vc!

    • Anarcoplayba Says:

      Olha como as mulheres são… O Haka Maori (“A Dança Maori”) é uma coreografia de guerra que os All Blacks resgataram.

      A letra original era algo como “A Morte, a morte, é a vida, vamos honrar a história do bravo guerreiro cabeludo que enfrentou o deus Serpente e roubou o olho de fogo do sol.”

      E o que eu acho mais legal, é que todo mundo sabe que vai ter o Haka.. mas os jogadores adversários ainda ficam meio sem jeito.

Deixe uma Resposta

