A mulher nua em nome de uma causa


POSAR NUA por uma causa. Tenho sentimentos divididos em relação a isso. É um expediente batido, por um lado. Mas por outro é uma ocasião rara em que a nudez pública se enche de uma atmosfera poética em que, se é verdade que a imagem chega primeiro aos olhos, também é certo que depois o endereço mais frequente é o coração ou o cérebro.

Não há lascívia na nudez por uma causa. Fato. Também não há originalidade. Fato.

Mas, numa balança, passei a achar  que as coisas positivas superam as negativas. Antes, pensava o contrário.  O que me levou a refletir mais detidamente sobre o tema foi a nudez de Soninha Francine em prol das bicicletas.  Uma mulher no Facebook, ao ver a foto numa reportagem, não se conteve, incomodada e venenosa: “O que aconteceu com aqueles peitos?”

Nada, exceto o tempo e, talvez, o ângulo da foto.

Pois eu gostei. Houve ali uma atitude, um grito, um alerta. Todas as cidades desenvolvidas do mundo estão estimulando o uso de bicicleta. Uma bicicleta a mais na rua, um carro a menos. É bom para o planeta, é bom para a saúde.  Por que São Paulo é tão atrasada e tão primitiva para os ciclistas e o ciclismo?

Presumo que, com o barulho em torno da nudez de Soninha, a discussão vai ganhar dimensão. O prefeito devia ser fotografado de bicicleta e, melhor ainda, usá-la de verdade.  São Paulo tem que ficar mais amigável para as bicicletas com urgência.

Não é que Londres, Paris, Copenhague (vídeo), Pequim estejam muito na frente. Até Bogotá dá lição para São Paulo. Observe:

Por isso saúdo a nudez de Soninha. Como a das mulheres que tiram a roupa pelos animais. O que fica em mim é a sensação de que, nestes casos, existe mais convicção que exibicionismo. Não são imagens criativas, mas podem ser nobres.

9 Respostas to “A mulher nua em nome de uma causa”

  1. R. M. Gonçalves Says:

    Pousar nua, independente da causa, é sempre bem vindo!

    É certo que não somente São Paulo, mas o país inteiro está aquém do esperado em termos de receptividade aos ciclistas. Aqui, tudo chega por último; e essa cultura de utilizar as bikes como meio de transporte alternativo não será diferente.

    Além de não poluir é também muito saudável! Que campanhas assim continuem! Só, por favor, digam pra Suzana Vieira que ela não pode fazer o mesmo! E pra Ana Maria Braga também 😉

    Vendo o vídeo de Copenhague, tive a impressão de ser uma cidade antiga, onde as bicicletas eram em maior número que os veículos.
    DEVEMOS olhar para o passado, para CORRIGIR o presente e, com isso, SALVAR o futuro! Salvar o futuro não do “mundo”, pois o mundo se regenera sem a ação do homem, mas, salvar o futuro da “humanidade” que caminha para a chafurda de sua própria ganância.

  2. Grace Olsson Says:

    Fábio, é o seguinte: Eu disse na coluna do PN e falo agora: Eu posaria nua pela minha causa. Mas, eu posaria se isso fosse render dinheiro e, cosnequentemente, eu pudesse tirar algumas daquelas criancas da vida que ela vive no Norte de Mocambique.
    Mas, nao entro no mérito dos seios da Soninha e, demais mulheres serem ou nao caidos. Até por que, sou bem resolvida e nao vejo a vida por esse ängulo. No entanto, a nudez fica em segundo plano por que, ultimamente, Fábio, a nudez tem se vulgarizado.
    Eu faco fotos de nus. Já fotografei homens e mulheres nuas. Mas, a maldade humana está intrinseca nos er humano.
    Outro dia, eu apresentei uma foto de uma moca linda, no Flickr…Uma nudez escondida. E, de imediato, um jornalista alemao me escreveu, perguntando se eu sou bissexual.Por dias sem fim, eu esperei para responder ao email dele. A resposta?
    Somente uma fotografa bissexual faria aquela foto.
    De onde a criatura tirou essa conclusao, nao sei. Coisa de gente que nao sabe analisar a vida por olhos mais singelos.

    Se a Soninha acredita na causa…que fique nua…ande nua…grite nua…E podes ter certeza que NAO HÁ NADA MAIS BELO DO QUE UM CORPO FEMININO. E para concluir isso, nao precisamos deixar de ser heteros.
    Dias felzies, meu caro.

  3. Karina Says:

    A nudez é tão natural e, à parte isso, já está tão banal, que n enxergo qualquer mérito a mais numa defesa de causa que se utilize de corpos nus. Vejo até méritos a menos, pq é mais uma forma de fazer do corpo um apelo.

    Como me comprometi com Petite a brindar esta quarta-feira de cinzas com a queima das bandeiras… Sem mais delongas!! hehe

  4. Petite Pouée Says:

    hahahaha Karina, vc não acha q a Soninha com essa foto tá a fim de “levar fumo” nas próximas eleições?

    • Fabio Hernandez Says:

      A pergunta não é pra mim, Petite, mas acho que com essa foto ela quer levar fumo já, enquanto há tempo.

  5. R. M. Gonçalves Says:

    Fábio, amigo!
    Desculpe-me por invadir o seu espaço, mas gostaria de compartilhar com você um texto que escrevi sobre um tema que creio ser de seu agrado: a brevidade da vida. Vou te enviar o link por e-mail.
    Abs, Robson.

    • Nicky Says:

      No way, galera!
      O link é esse aqui: http://rmgoncalves.wordpress.com/2010/02/17/sobre-a-brevidade-da-vida/

      ;D

      Sêneca, que FH adora, na visão do Robson.
      Acho que vocês vão gostar de ler!

      Baisiers ~
      (Robson, para de ser tão humilde, garoto!)

    • Fabio Hernandez Says:

      RMG, li seu texto e recomendo-o a todo mundo.
      A Brevidade da Vida é uma leitura que todo mundo devia fazer com uma caneta na mão para anotar as passagens mais marcantes.
      “Morremos como mortais e vivemos como se fôssemos imortais”.
      Parabéns.
      Vou talvez afanar sua questão e colocar aqui no nosso blog, se vc não se importar.

      • R. M. Gonçalves Says:

        De forma alguma, Fabio! Fique à vontade.

        Grato pela recomendação 😉

        Abs, Robson.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: