A mulher que esconde pode inspirar mais que a mulher que mostra


obra de SARAH MAPLE

 

EU CONFESSO. Algumas vezes, diante da visão de uma burca, como a do comercial provocador de uma fábrica de lingerie para o qual dei link em algum lugar, minha imaginação voa. Com todo o respeito.

Acho que foi Machado de Assis, na Missa do Galo, que falou no impacto que sentiu ao ver a canela de uma senhora. Mas posso estar errado. Se alguém ler a Missa do Galo, de toda forma fará um bem a só próprio.

De volta. Penso, por segundos fugidios, nos mistérios insondáveis que se escondem por trás daquele traje tão estranho para nós, ocidentais. Uma vez, vi olhos bonitos,  maquiados com apuro, e a barra de uma calça jeans que poderia estar numa garota tatuada e com um piercing na língua em Nova York. Não vou dizer que fiquei perturbado, pois seria exagero. Mas aquela cena ficou gravada em mim quando a maior parte das coisas que vejo se perde.

Tio Fabio, falecido homem sábio do interior, Deus o tenha, uma vez me disse que uma mulher que esconde pode inspirar mais do que a mulher que mostra. Eram os tempos da moda do topless, e Tio Fabio observava com algum tédio e muita rapidez, numa revista fotográfica, aquela sucessão de “mamilos exibicionistas”, como ele os chamava em sua voz estentórea de Fred Flintstone.

Anotei a frase num caderno, como sempre fiz até a morte serena de Tio Fabio, uma noite em que ele me confortou em vez de ser confortado. Mas só fui entendê-la mesmo ao ver a barra dos jeans de uma mulher de burca.

A mulher que esconde pode inspirar mais que a mulher que mostra. Agora mesmo estou com essa frase, anotada alguns anos atrás, diante de mim. E como um filósofo barato, e ainda mais órfão com a morte de meu mentor, fico refletindo sobre ela.

Etiquetas: ,

25 Respostas to “A mulher que esconde pode inspirar mais que a mulher que mostra”

  1. Nicky-san Says:

    Posso revelar meu passado bizarro?

    Eu via Ronnie Von quando era menor.
    (Pausa pras pessoas ficarem com vergonha…)

    É que eu lembrei de uma coisa.
    Um dia, falavam de mulheres elegantes. Uma frase ficou na minha cabeça:
    A mulher elegante não é aquela que chama atenção logo de cara. É aquela que, ao ir embora de uma festa, todos se perguntam: “Quem era aquela mulher?”

    Ah, e também faço parte do clube “Minha imaginação voa…”.
    =)

  2. Karina Says:

    Eu tb gostava do Ronnie Von!!! LOL
    A frase é mesmo memorável. E como uma coisa leva à outra, ela me lembra uma do Pierre Cardin que li há anos e nunca me fugiu: “Elegância é a arte de não se fazer notar, misturada ao cuidado sutil de se deixar distiguir”.
    E não é?

    Quando estava na faculdade, havia lá uma menina muçulmana. Linda, traços delicados. Era bem clara e parecia mesmo uma menina, inclusive com aquele ar tímido. Mas ela se distinguia pelo véu e as roupas compridas. Sempre me interroguei o que isso tudo inspiraria nos homens. Certa vez um colega de turma comentou que ela (casada) se insinuava para outros alunos, inclusive ele próprio. Segundo ele, era como que uma forma de ela testar sua sedução. Não sei o quanto disso era pura imaginação, mas me fez pensar mais ainda: o velado, proibido, diferente… é mesmo um fetiche. E uma mulher velada que queira provocar pode fazer misérias. Covardemente.
    =D

    • Fabio Hernandez Says:

      Que história interessante essa da garota da faculdade! Por que vc não a conta no artigo que debate a burca no Diário do Centro do Mundo, Karina?
      Enriquece a conversa.

  3. Karina Says:

    Segundo o google, a frase é do Paul Valéry. Nesses tempos de apocrifia, mais garantido só confiar na frase rsrs

    • Fabio Hernandez Says:

      Qual frase, Karina?

      • Karina Says:

        A frase que reproduzi atribuindo ao Pierre Cardin, Fabio Hernandez!

        Quanto à história da menina, pois é. Mas sei muito pouco a respeito dela, não estudávamos sequer no mesmo turno, então acho que não vale dar início a uma discussão baseada em percepções subjetivas de terceiros, se é que posso chamar assim rsrs Aqui estamos num bate-papo, por isso trouxe a história =p

      • Fabio Hernandez Says:

        E essa da menina que fez strip em plena sala de aula? Viram?
        http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=73246

  4. Uila Gabriela Says:

    É verdade, essa teoria se comprova no nosso cotidiano, os homens enlouquecem com mulheres com um ar tímido, que não se mostram tanto, elas conseguem deixar aquele gostinho de quero mais, e muitas até recusam as primeiras investidas para dar uma apimentada no negócio.
    Eu não concordo e não consigo fazer isso, mas é fato, eles se amarram 😉

    E gostei das frases das moçinhas aí de cima, já estão anotadas =)
    :*

  5. Mariana Says:

    Quando era adolescente e estava na fase das barrigas de fora, meu pai sempre me falava essa frase! Ler esse texto me fez refletir sobre o tema, e ver como é bom existir homens que pensam dessa maneira. Um beijo pra você!

  6. Rebs Says:

    Pensei exatamente nisso….

    Hoje em dia é muitooo comum meninas com o corpo a mostra sem nenhum pudor.
    Sempre falo para as minhas alunas que o que esta oculto, ou o mistério, é mais intrigante do que o que está às vistas.
    E o mistério faz parte do jogo da sedução, juntamente com a coisa de ser imprevisível.
    Pode ser explosivo hein?!

  7. nardele Says:

    Adolescência, ô fase. O consolo é perceber que ela passou. Pior quando tem mulheres que permanecem nessa fase mesmo depois do prazo, vestindo-se e comportando-se como se ainda tivessem 16 anos.

  8. Karina Says:

    E parece que a notícia do dia hj é sobre uma moça, seus trajes sumários e bárbaros estudantes. Medo, nojo e raiva do que as pessoas são capazes.

    • Fabio Hernandez Says:

      Um horror, Karina. Fiquei sabendo. Um bando de trogloditas. Como pode acontecer uma coisa dessas no Brasil, um país tão tolerante?

    • Fabio Hernandez Says:

      E o burkini, já viram? Gostariam de nadar com ele?

    • Nicky-san Says:

      Aii, desculpa a desinformação, mas o que aconteceu???

      E caramba, o que é esse burkini? Eu não usaria nem se fosse um Versace!

      • Fabio Hernandez Says:

        Uma universitária apanhou de uns caras por estar “vestida em trajes inadequados”, saia curta, esse tipo de coisa.

  9. Alice Barros Says:

    Adorei o texto e a referência a Machado de assis (que eu amooo)! Enfim, concordo com as meninas… Mistério e elegância não fazem mal a ninguém e podem até ser mais sexyes que trajes minúsculos!

    =*

  10. Ana Says:

    Nem tinha lido da menina do ABC, ou melhor, tinha visto a notícia, mas é tanta violência contra a mulher que não suporto mais. Ah, quem não leu sobre a burca, o link: http://colunas.epoca.globo.com/pelomundo/2009/10/26/a-mulher-e-a-burca/

    O que me causa espanto, não que eu necessariamente discorde do tio Fábio (longe de mim, quem sou eu) é as meninas neste blog falarem de como as mulheres hoje se mostram, parecem justificar, dada as devidas proporções, à Muslim Girl,com seus lobos sedentos que não resistem a uma perna de fora. Justificaria também o absurdo do ABC. Bem, se chamamos isso de absurdo é porque ainda nos resta bom senso.

    Se os homens preferem mulheres mais vestidas (não = mulheres “bem” vestidas) eu também prefiro homens que não se vistam como rappers, sejam bem vestidos e ao menos caibam nas calças e não usem camisetas 10 números maiores, no paradigma contrário do cara muito vestido acompanhado da girl em roupas sumárias.

    A nossa sociedade valoriza a superexposição. Do corpo, das ideias, dos sentimentos, mas fomos ensinados a sempre esconder, de onde provém essa confusão onde idealizamos uma atitude, embora façamos sempre o inverso.

    Resumindo: não acho que a mulher que esconda possa inspirar mais do que a que mostre tudo até porque, como lembrou uma comentarista, algumas vezes isso é fingimento, é jogo. No meu ponto de vista, isso não diz nada, esconde ao quadrado.

    🙂

  11. Nina Says:

    Fabio acho que vc tem razão , a fascinação com as muçulmanas tem uma razão de ser…vcs homens parecem que as vezes sao munidos de uma visao RAIO X perfeita, veja bem…

    Uma depiladora brasileira que vive na Holanda me contou: Nina, nem te conto!!!As “moslimas”(assim chamam os holandeses as meninas que andam de burca e véu na cabeça) escondem por debaixo daquela burca e monte de pano que as cobre LANGERIES LINDISSMAS, um corpo escultural e um cabelo maravilhoso, nunca vi coisa igua!!!

    Sim, acreditem se quiser! elas se depilam pois na cultura muçulmana, cabelo é considerado sujo, por isso elas escondem as melenas. E por isso que nas lojas da Clavin Klein Underware la estao todas elas, escolhendo a dedo suas roupas de baixo, nao economizando um centavo mesmo sabendo que aquilo fica ali escondidinho para ser apreciado tao e somente pelo Mohammed delas!

  12. taisanto Says:

    Também acho que o mistério, é muito mais instigante. Meu amigo sempre dizia, a verdadeira mulher é aquela que é uma santa na sociedade, mas uma puta na cama. Desculpa o termo… rs
    eu sempre pensei nisso, ficava refletindo o que ele queria dizer com aquilo. Então, santa diante a todos, sempre com seu mistério, sua peculiariedade, e quando está com o “seu” homem, pode fazer, se mostrar do melhor jeito que lhe vem a cabeça. Pelo menos foi isso que eu entendo dessa frase.
    E também do que foi escrito pela Nicky-san: A mulher elegante não é aquela que chama atenção logo de cara. É aquela que, ao ir embora de uma festa, todos se perguntam: “Quem era aquela mulher?”

    Eu sempre quis ser uma dessa mulheres, que não precisam se mostrar de mais, e as pessoas sempre querem saber o que elas tem de tão diferente…

    Beijos!

    T.

  13. Maísa Says:

    no fundo…acho tudo tão carente. pra mim, somos como garotas excessivamente necessitadas de atenção. ao expor a superfície, sonhamos com a profundidade. com a cumplicidade tão escassas nesse mundo moderno. perdidas como quase tudo nessa vida.

    • Fabio Hernandez Says:

      Maísa, te recomendo atenção com tipos como o Cafa, aquele que ‘finaliza’ e descarta. Moças vulneráveis e carentes acabam sendo vítimas de predadores como ele. Se cuida, querida.

Deixe uma Resposta

