“Mulher detesta mulher ousada”


Julia Franck é uma escritora alemã. Boa, não barata, como eu. Ela pretende erguer uma pirâmide literária enquanto eu, bem, eu jamais farei nada acima de uma quitinete.  “O sábio se contenta com o que tem, não quer nem mais e nem menos”, gostava de dizer Tio Fabio.

Voltemos a Julia. Nasceu na Alemanha Oriental em 70, e é uma autora premiada. Sua obra não é erótica, como a de Anais Nin, que acho que todo mundo deveria ler. Mas o sexo tem presença marcante nos romances de Julia. Li uma entrevista com ela da qual gostei pela inteligência nas respostas, desassombro nos argumentos e graça nas cotoveladas.  Foi no bom site chamado Deutsch Welle que vi, em português, aliás.

Julia, de quem se pode encontrar em português o romance A Mulher do Meio-Dia,  esteve no Brasil há algum tempo para divulgar um livro de relatos sobre a Alemanha nos tempos em que esteve dividida, entre 1945 e 1989. Uma digressão: com base no que viu no Brasil, ela escreveu um conto em que descreve, ferinamente, o culto nacional ao corpo.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi uma frase de Julia sobre as mulheres, em geral. A entrevistadora tocou na questão do sexo nos romances de Julia. Perguntou se isso, a ousadia sexual de sua prosa, não era um ponto pelo qual era relativamente fácil atacá-la como escritora, retirá-la da esfera da chamada Grande Arte. Julia, na resposta, sacou sua pistola verbal e atirou, não na entrevistadora competente, é claro, mas em suas colegas de sexo. “Não são somente os homens que ridicularizam as mulheres. Também as mulheres atacam rispidamente outras mulheres quando elas ousam demais.”

Vou repetir as palavras dela, para que fiquem claras:  “Não são somente os homens que ridicularizam as mulheres. Também as mulheres atacam rispidamente outras mulheres quando elas ousam demais.”

Tenho a impressão de que Tio Fabio gostaria de ter dito uma coisa dessas, em seu vozeirão tonitruante de Fred Flintstone. “Mulher detesta mulher ousada”, ele dizia em seu jeito direto, sem pompas, um admirador fanático das atrevidas, petulantes e desafiadores de todos os credos e raças.

Julia Franck,  a alemã que não economiza em cópulas nos seus romances, está certa como um relógio berlinense, eu acho. E você?

Etiquetas: , , ,

40 Respostas to ““Mulher detesta mulher ousada””

  1. Nicky-san Says:

    Ponto interessante.

    (Posso viajar?)
    Tem um quê de Freud na frase dela.
    A coisa da negação, I mean

    Falam que o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença…
    Pra mim, mulher que mostra esse “ódio” por outra, está simplesmente assinando seu atestado de “Eu queria ser você, fazer o que você faz e ser feliz como você é.”

    Não sou uma pessoa exatamente experiente, mas sou observadora.
    Pelo menos com as pessoas ao meu redor, é mais fácil pros homens serem sinceros e assumir suas vontades sem culpa do que pras mulheres.
    Elas sofrem, pensam nos outros antes de pensar em si mesmas…

    Logo, quando aparece uma mulher que faz aquilo que elas mais têm vontade de fazer, a primeira reação feminina é a de “Eu detesto aquela mulher! Como ela pode fazer isso??”

    Às vezes, pra que eu faça as coisas pensando só em mim, eu olho pro espelho e falo “Para de ser mulherzinha, pensa como um homem!”
    (Claro, não saio por aí beijando meninas ¬¬)

    E vou falar… Ser odiada é muito mais simples do que parece!

    Faz algum sentido o que eu tentei dizer?
    rs

    • Rebeca Says:

      Nicky, te entendiii e mtoo bem!

      As mulheres realmente têm dificuldade em ver nas outras o que gostariam de ser, e admirá-las por isso.
      É bem mais simples falar que a pessoa é precipitada, que não sabe o que quer, que não vai dar certo (se ainda vai tomar a atitude)…

      Para conseguirmos ficar sinceramente felizes por alguém que conquistou o que gostariamos, essa pessoa precisa ser pelo menos da familia rs.
      E mulher que não fala isso, pensa isso… é involuntário.
      No outro dia pode ser que mude de idéia, pense melhor, mas a principio, infelizmente… a atitude é o ataque.

      Essa coisa de olhar no espelho e falar pra deixar de ser mulherzinha… vou tentar também!!! hahaha achei muito boa! você tem umas ideias otimas!

      e eu também vou falar… tenho amigas, mas não conto para quase nenhuma sobre meus planos de verdade, porque sempre criticam, antes de ficarem felizes. É fato.

      Fabio… acho que você ainda enlouquece com todas essas mulheres!!

      Bjão gente!!

    • Ana Says:

      Quando eu li o post do Fábio eu disse: “enfim alguém me diz o óbvio!” Depois que li o comentário da Nicky disse a mesma coisa.
      Só um adendo ao que a Nicky falou: os homens também têm essa “inveja” (se podemos nomeá-la assim), mas como são tão menos coisas “proibidas” (porque se vc for ver a proibição é mais uma escolha, acatada pelo indivíduo) para eles. Apresente um homem que faça algo “proibido” para outro, e verá como esses agem de verdade. Infelizmente, o único exemplo que eu lembro é de fóruns onde falam de gays que se arrumam, ou não têm medo de ser romântico, uma dessas coisas “de mulher”, onde vejo os homens vociferando como as meninas em qualquer fórum de mulher-fruta…

  2. Alice Barros Says:

    Concordo com todos. Mulheres “odeiam” mulheres ousadas, porque querem ter a mesma atitude.
    Rebeca, a única solução pra não ser criticada por suas amigas é ter amigas que são ousadas tbm.
    A ousadia feminina gera divergências – é fato – mas vc conhece alguma ousada que sofra por algo que gostaria de ter feito e não fez?
    Admiro as mulheres ousadas e toda a coragem que elas tem de fazer o que querem, falar o que pensam e viver intensamente.

    “Fabio… acho que você ainda enlouquece com todas essas mulheres!!”² rsrsr
    Beijo

  3. Karina Says:

    Concordo, Fábio Hernandez.

    Não sei bem como essa questão funciona no íntimo dos homens, mas como as mulheres de um modo geral, além de sentir, têm a ácida necessidade de falar, a coisa fica muito mais evidente.
    Muito disso com certeza tem a ver com a constante disputa feminina, sim. De que boca costuma sair a palavra “inveja” com mais frequencia? Da feminina, claro. As mulheres acham o tempo todo que estão sendo invejadas. E essas, curiosamente, logo adiante estão alfinetando alguma outra mulher. Triste isso.

    (Quem sabe se Julia Frank não estaria manifestando nessa frase algum complexo desse tipo? rs Só uma reflexão, pq na verdade não creio nisso)

    Ao contrário da Nick, não acho que a aversão à ousadia feminina, por parte das mulheres, seja necessariamente reflexo de uma vontade contida de ser como a outra. Muitas vezes as mulheres estão muito satisfeitas com seu temperamento morno e suas escolhas, mas o fato de não se destacarem com isso acaba pesando na hora de lançar o veneno sobre as outras que se lançam sem medo e acabam indo para a frente do palco. Pq ousadia é uma atitude diante da vida, não? E mais: acho que a pessoa genuinamente ousada assume essa postura para se bastar, não para se destacar. Se o que busca é destaque, o nome é outro, exibicionismo. As pessoas ousadas eu admiro, independentemente do gênero.

    Retomando a entrevista, gostei da observação dela a respeito da pressão sobre a estética aqui no Brasil. Juntando as ideias… possivelmente as mulheres que “ousam” ser felizes estando fora dos padrões são cruelmente detestadas rsrs

  4. berenice Says:

    Eu acho.
    Ousadia causa inveja…

  5. Jeanne Says:

    A mulher de hoje (eu também), está tão preocupada em conquistar o território masculino, e ter os mesmo direitos do homem-macho que esquece de suas próprias vontades.

    Mas eu, como mulher, digo que não detesto mulheres ousadas, acho lindo mulheres como, por exemplo, Olga Benário Prestes, que ousou por seus ideais, agora essas, como diz minha vó: “pouca vergonha!”, onde pra se sentir mais mulher tem que dar pra meio mundo, tem que saber os mais atuais palavrões dos guetos, virando mulheres-machos, isso eu realmente DETESTO, e não por inveja mas por ver o quanto é difícil aceitar apenas ser mulher.

    • Rebeca Says:

      agora você mandou bem Jeanne.

      A mulher está tão preocupada com a sociedade, eu em estar bem, por dentro, ter conhecimento, estar sempre por cima que acaba perdendo a essencia de ser mulher.

      Ser mulher é maravilhoso. Não trocaria isso por nada. Também acho que mulher feminina é lindo, ser uma mulher linda e ousada mais ainda.
      (I’m not gay! rs)

      Algumas mulheres se perdem em meio a tantas opções e tanta libetinagem. Bem triste isso.

    • Alice Barros Says:

      Adorei o comentário, Jeanne! E concordo muuuito!

  6. Fabio Hernandez Says:

    RIP, Michael.
    It all happened so fast, stardom, madness, death, but your music will keep going on and on, bright as a summer day.

  7. Gabriela Says:

    Concordo e concordo com os comentários acima.
    Quando uma mulher tem a ousadia de fazer algo do que não temos coragem, logo criticamos para diminuir o sua conquista.
    Também acredito que muito do que nos é passado desde cedo afeta nossa julgamento, por mais que não queremos admitir. Eu fui criada por uma família muito machista, e apesar de notar o que é “certo” pra mim, alguma dessas repressões ficam enterradas.

  8. Camila Says:

    Olá…
    Concordo com todas, mais tenho uma outra opnião.
    Inveja, só sente quem realmente tem certeza que nunca vai conseguir.
    Detestar, é um sentimento assim como a inveja.. Então pensem comigo e vejam se concordam!
    Sentimentos estão aí pra serem modificados , e essa mudança só acontece se nos permitimos olhar a situação de outra forma…
    Sou uma mulher normal, e quando alguém faz algo que eu gostaria de ter feito antes ou simplesmente fazer, admiro! Não nasci assim, ja senti inveja de alguém. Admiração, requer muita observação…
    Pronto! que tal, olharmos, antes de mais nada, com admiração!
    Não digo, que olhar uma mulher-macho (como Jeanne disse) me faça ter admiração. Infelizmente, a primeira impressão fica (não disse que é a que fica), então quando vejo uma… só posso pensar uma coisa: ” What´s wrog with you?!”

    bjus
    Cami

  9. Pê Sousa Says:

    Caro Fabio,
    pela sua forma clara, divertida e profunda de escrever, tornei-me seu fã. E por isso ousadamente quero convidá-lo a conhecer meu blog http://www.abuscademimmesmo.blogspot.com

    Espero que aprecie

    Continuemos…

    Pê Sousa

    • Fabio Hernandez Says:

      Oi, Pê

      Visitei e imediatamente gostei. O fundo é maravilhoso, tem tudo que se pode querer na vida, sol, mar, areia, e até um avião rasgando o céu, uma imagem que me é particularmente cara.
      Gostei da dedicatória, e fiquei curioso por saber mais sobre o objeto dela, e também da missão: a busca de si mesmo.
      Juazeiro, que não conheço, ficou subitamente perto de mim em seu blog.

      F

      • Pê Sousa Says:

        Bem, Fabio, fico feliz por ter gostado, mas gostaria mesmo é de uns toques de escritor para aprendiz! Qual a sua rotina literára? Quais livros vc indicaria para se ter uma boa base literária? Favor, só não me indique os pré-socráticos, que são um desafio à minha parca inteligência.

        Quanto à dedicatória, esta é minha esposa, muitas vezes a razão de tudo o que escrevo…
        Quanto ao tema do blog, é périplo que se estende desde tempos imemoriais!

        Abraços,
        continuemos…

  10. Uila Gabriela Says:

    Só para elogiar as mulheres aqui presentes, impressionante o debate 😉
    Não tenho nem coragem de acrescentar mais nada á ele!
    E o elogio é sincero viu meninas? Sem invejinhas…hehe

    • Fabio Hernandez Says:

      Faço minhas as palavras da Uila.
      Me impressiona o nível dos debates.
      Queria fazer uma pergunta: os homens que atraem vocês, meninas. A ousadia é algo importante na escolha que vcs fazem?
      Pensem nos namorados, maridos, amantes que tiveram. Eles eram ousados, na vida pessoal, profissional, sexual?

      As mulheres detestam mulheres ousadas, foi o que disse a escritora alemã. Sinto que temem homens ousados. Estou errado?

      • Uila Gabriela Says:

        Hum…creio que sim meu caro Fábio, não acredito que seja assim como colocaste.
        Na minha modesta opinião, acredito que as mulheres se atraem sim por homens ousados, até porque eles têm uma leve tendência a serem inegavelmente conquistadores, e isso atrai a mulher sim, mesmo que saibamos que o cara nos fará um certo mal, há uma atração com o poder, o fato do cara tomar a atitude e conseguir te conquistar sem que ao menos percebamos…é uma sensação particularmente gostosa.
        Mas não sei se é uma constante, até pq esses caras tem um certo quê de cafageste, e sabe como é…eles são gostosos, mas não são bonzinhos ^^

        Enfim, o que acham moças?

      • berenice Says:

        Eu temo, Fabio. Porque não resisto.

      • Jeanne Says:

        Como minhas amigas comentaram, homem ousado é tudo de bom, porém o que mais me encanta é o homem ousado na vida pessoal, se tornam mais lindos, sensuais e agradáveis quando não tem medo de ousar na vida, sexo e profissão também são importantes na minha escolha, mais imaginem um homem potente no sexo como o melhor ator pornô, profissionalmente bem pago e realizado, porém sem sonhos, sem realizações em sua vida pessoal. Se eu quisesse sexo pagaria, se eu quisesse dinheiro eu me prostituiria, mas o que quero é compartilhar sonhos e realizações.

        Porém, o homem está cada vez mais frágil e medroso. Daí eu te pergunto caro Fabio, porque a falta de ousadia da parte do homem?

  11. Nicky-san Says:

    Não sei vocês, meninas, mas eu sempre fico atraída pelos caras errados.

    Fabio, não temo os homens ousados. O medo é dos que têm o poder de me deixar vulnerável.

    Acho que ousadia é fundamental pra me conquistar!

  12. Fabio Hernandez Says:

    Jeanne: acho que temos que tentar, primeiro, definir o que é um homem ousado, para ver se é uma espécie em falta ou não.

    Minha questão: no sexo, algo que é absolutamente definidor na audacia de um homem ou de uma mulher, que é um homem ousado? Presumo que seja, acima de tudo, alguém que surpreenda e aceite o risco. Exemplo: o cara vai pedir à namorada que passe a calcinha por baixo da mesa, num jantar romântico. Ou vai sugerir a ela que saia sem calcinha, ou que ponha um piercing no mamilo como prova de amor. Ou numa praia deserta, numa noite de luar, vai querer transar na areia.

    Como é visto este homem ousado por vocês? Vocês querem, gostam, ou preferem ele longe?

    Não é fácil, eu sei.

    Pensem a respeito.

    F

  13. Karina Says:

    Mulher gosta de homem com atitude. Ponto.

    Ousadia = atitude um passo mais adiante.

    Como já falei, admiro homens ousados. No trabalho, no sexo, na vida. Com uma obs: ousadia não significa imprudência, desrespeito ou irresponsabilidade.

    Agora entendi qd disse que sente que as mulheres temem homens ousados. Estava falando de sexo, mais exatamente. Pode ser. Talvez mais a princípio, pq pode parecer que o cara só quer isso (e, claro, se o interesse da mulher não for só esse tb, pq se for está td certo =p) Mas muitas vezes as mulheres só precisam de um empurrãozinho, principalmente se estiverem seguras na relação. É tão bom ter essa liberdade/intimidade, e a via é de mão dupla, pq os homens tb gostam das mulheres que se posicionam, provocam, dizem o que querem, do que gostam.

    É isso.
    =D

    • Fabio Hernandez Says:

      Será que existe ousadia sem alguma irresponsabilidade? Tenho minhas dúvidas, Karina.
      Voltando ao exemplo passado: o cara que numa praia deserta, em plena madrugada, levanta a saia da namorada sôfrega, ávida pelo êxtase, tira a calcinha dela e a possui loucamente em plena areia, ele não está sendo um tanto irresponsável?

      • Karina Says:

        Pode não ter ficado claro, Fabio Hernanez, mas qd falei em imprudência, desrespeito e irresponsabilidade estava relacionando, respectivamente, a trabalho, sexo e vida.
        Esse êxtase irresponsável na madrugada quente não está dentro das minhas restrições. Não pq deixe de ser uma irresponsabilidade, afinal há riscos, mas pq ela não me parece um impeditivo relevante nesses casos. Se for legal para os dois (respeito), ótimo.

  14. Jeanne Says:

    Como disse a Karina a ousadia boa é a Atitude.

    E a Atitude boa é não perder a oportunidade de conhecer uma pessoa, uma mulher, que pode não ser a mulher da sua vida mais pode ser uma grande amiga. E não tirar a saia dela…

  15. Alice Barros Says:

    Uau! Fábio e suas questões instigantes!
    Acredito que o homem ousado – sexualmente falando – é o que cara que gosta de inovar, de realizar as vontades mais loucas que tem, de promover momentos sexuais diferentes, fugindo da rotina e buscando sempre melhorar. Não é necessariamente um inconsequente, irresponsável mas adora correr riscos.
    Os caras ousados também são capazes de estabelecer amizade com as mulheres – embora essa aproximação – na maioria das vezes – ocorra com 2ª intenções… rsrs
    Geralmente esses caras tem domínio sobre o sexo oposto… já que possuem todas essas qualidades. E as mulheres temem, exatamente pq não conseguem resistir! Homens ousados são os preferidos!!!

  16. Uila Gabriela Says:

    Eu gosto quando o Fábio participa dos debates, ele nos instiga fazendo com que nossas reflexões aflorem, e ainda as complementa ^^
    Continue! Continue!

    • Fabio Hernandez Says:

      Pois bem, Uila Gabriela. Um homem ousado no sexo, que poderíamos chamar aqui de Mister Imprevisível. Pode agarrar você no elevador, por exemplo. Vc quer um cara destes longe ou perto? Na realidade ou na fantasia? Meninas,
      é para vcs tb a pergunta.

  17. Nicky-san Says:

    Perto de mim e de verdade.

    A rotina é o pior veneno pra qualquer relacionamento.
    Brincadeirinhas são sempre bem-vindas, desde que “saudáveis” e respeitosas.
    Mas sem pular etapas.

    Se o cara com quem eu saio pela primeira vez pede a minha calcinha por debaixo da mesa, dou meu sapato. Na cara dele!

    Agora, se o meu namorado (hipotético, não estou namorando agora, but still..) pedir a mesma coisa, depois de sacar que eu não quero exatamente voltar pra casa depois do jantar, é preciso ser uma louca pra achar que ele está me desrespeitando!

    Digo isso pra tudo, acho que cabe aqui, também.
    -não é O QUE você faz, mas COMO você faz.

  18. Julia Duarte Says:

    Essas Julias…um perigo para a humanidade!

  19. Nicky-san Says:

    Bom, você pediu a opinião da Julia, mas fui lá ver, também!

    1. A música dá vontade de coisas licenciosas. Mesmo.

    2. Não sei se a opinião que você espera é uma visão pro ou contra essa questão cultural e religiosa, mas ainda não me acho inteligente [ou informada?] o suficiente pra opinar…

    Eu sempre prefiro não falar sobre coisas de que não entendo bem, então, dessa vez, posso me abster de uma opinião mais profunda e só ficar no glamour que a Liaison Dangereuse tenta vender?

    M.

    • Fabio Hernandez Says:

      Da Júlia e de vc, Nick-san, bem como de todas as mulheres ousadas, divertidas e modernas que trazem sua vivacidade e suas histórias para debates neste blog.

    • Fabio Hernandez Says:

      Claro que sim, menina. Pode se abster. Mas vale a pena se aprofundar na burca, com calma e vagar, uma das discussões mais fascinantes do mundo feminino contemporâneo.

  20. Sofie Says:

    Putz, me parece que cheguei atrasada para a discussão, mas não consegui me abster.
    Primeiro me surpreendeu encontrar uma discussão que aborte o já batido tema das relações dos sexos opostos capaz de superar o leque de banalidades quase sempre vinculado ao tema.
    Sim, concordo com toda a história das mulheres serem mais fulminantes e julgadoras das atitudes das suas companheiras de sexo, porém ninguém tocou num tópico que de imediato me saltou à mente… A reação dos homens às mulheres ousadas. Como dito aqui parece que todos os homens acham fenomenal uma mulher ousada e não é assim! Eles se ASSUSTAM. Sim, sim, as mulheres invejam e os homens se assustam.
    A questão é se a sortuda da ousada achar um ousado também. Ousado no sexo é relativamente fácil ser, mas e o ousado na consquista? Que surpreende, que não tem medo de dizer o que sente (isso sim é ousadia masculina). Esse encontro sim, seria o ideal, mas quem disse que acontece?

  21. Sofie Says:

    aborde, não aborTe. Muda tudo. ehehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: