Manhattan


Revejo na TNT. Um dos dois grandes filmes de Woody Allen. O outro é Annie Hall. O apogeu criativo de Allen. Branco e preto, . Um dos inícios mais belos do cinema. Uma declaração de amor sincera e comovedora a Nova York, sob a melodia arrebatadora de Rahpsody in Blue dos irmãos Gershwin. Não sei por que, penso agora em São Paulo. E me ocorre que gostaria de um dia declarar meu amor a São Paulo, tão gloriosa e tão miserável ao mesmo tempo, tão rica e tão pobre, tão desigual, tão pedra e tão poesia. Mas onde nasci, cresci, onde conheci pessoas e lugares que me fizeram ver o sol e a lua e o mundo de outra maneira. Onde aprendi o valor do sonho e o valor do fim do sonho. E onde pretendo morrer de morte rápida na hora certa. O imperador Julio César disse que a maior dádiva que os deuses podem conceder a alguém é uma morte rápida.

Deus, como gostaria de fazer uma declaração de amor a São Paulo como Woody Allen fez a . Um dia, talvez.

Mas o filme que revejo. A participação tão enriquecedora, nos comentários, de Mariel Hemingway, anos depois. Ela, menina ainda, fez um grande papel em , e a TNT a convidou para comentar o filme, antes dos intervalos comerciais. Mariel é neta de Hemingway, um dos meus romancistas amados. A carreira de atriz não foi adiante, mas ela está eternizada, como uma rainha inamovível, em .

Tão frágil, tão menina, tão linda no papel de Tracy. (Vou poupar vocês aqui de dizer o quanto a incrível semelhança física entre Tracy e Lenira me perturbou por um bom tempo.)

Ela se apaixona, em , por um cara bem mais velho que ela, vivido pelo próprio Woody Allen. Ele tem uma namorada de quem gosta, vivida por Diane Keaton, que na época era casada com Allen, e que fora antes de a estrela desconcertante de Annie Hall.

O cara fica dividido.

Tracy decide fazer um curso de teatro de seis meses em Londres. O cara primeiro a apóia, vá, vá sim, claro. Depois, no derradeiro momento, quando ela está prestes a embarcar no táxi que a levaria ao aeroporto, ele a tenta demover. Como, Londres? Cidade velha, chata. Que você vai aprender lá? Meu, além de tudo, você vai se apaixonar por um ator. Ou um diretor. Vai ser o nosso fim, Tracy. O nosso fim.

E ela, são apenas seis meses, hoje vou e logo estou de volta.

E então a frase que segundo a comentarista convidada pela TNT, agora uma mulher madura, longe do esplendor da menina que viveu, mas de olhar ainda tão intenso, e então a frase que segundo ela é a chave do filme.

Tracy diz a ele, os olhos fixados nos dele, a menina serena e sábia, o homem experiente inseguro e assustado, num paradoxo de gênio.

Você … você precisa aprender a confiar mais nas pessoas.

4 Respostas to “Manhattan”

  1. mari Says:

    bem vindo ao mundo das fotos clicadas com o botão direito. tá ficando moderninho:)

  2. mari Says:

    bem vindo ao mundo das fotos clicadas com o botão direito. tá ficando moderninho:)

  3. Anónimo Says:

    Neste mesmo dia, vendo o filme na TV eu senti algo diferente, algo que não havia percebido das outras vezes e que me comoveu muito.
    Já havia visto Manhatan e já havia sentido esta beleza única na abertura do filme, um arrepio e uma vontade de homenagear Sampa, onde nasci e fui criada. Vontade de ter algo genial dentro de mim e deixar para esta cidade em gratidão.
    O que me comoveu desta vez, foi olhar o rosto dela no final, da Mariel/Tracy, cheio de uma inocência tão genuína que mal eu consegui olhar. Que momento especial!!
    Foi bom encontrar numa crônica palavras que expressavam o que se passou dentro de mim, em sincronicidade com o mesmo instante do dia, do filme, da cena do filme. Foi bom demais ter lido este seu comentário.

  4. rina Says:

    Não compra, não – só aluga. E com contrato de permanência curto. Ambas as partes sabem disto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: