Um verdadeiro demônio


Li na revista Época uma resenha sobre Homem em Queda, o novo romance de Don De Lillo. Gosto de Don De Lillo, não tanto quando de outros dois escritores americanos contemporâneos dele, John Updike e Philip Roth, mas gosto. Isso quer dizer: da resenha passei para o romance, que retrata o 11 de Setembro, a queda das Torres Gêmeas em Manhattan sob o impacto de dois aviões seqüestrados e comandados por terroristas islâmicos.

Há, claro, reflexões sobre o amor em Homem em Queda. Uma, particularmente, me chamou a atenção. Reparto-a. É a mãe de uma personagem. Ela fala à filha pouco antes de ela se casar. “Tem um certo tipo de homem, um arquétipo, o tipo mais confiável pros amigos homens, tudo que um amigo deve ser, um aliado, um confidente, empresta dinheiro, é leal, etcetera e tal, mas com as mulheres ele é um demônio. . Quanto mais perto dele a mulher chega, mais ele percebe que ela não é um dos amigos dele. E aí é pior pra ela. O Keith é assim. É com esse homem que você vai casar”.

É uma definição que, para usar uma imagem criada pela propaganda para divulgar o canal da Warner, “faz pensar”. Ou não faz?

8 Respostas to “Um verdadeiro demônio”

  1. escrevedora Says:

    sim, faz pensar…
    mas eu gostaria de simplificar. esses comportamentos exagerados (tudo para os amigos, neste caso) encobrem outras falhas. o ideal é sempre conviver com pessoas equilibradas. difícil encontrá-las?

  2. escrevedora Says:

    sim, faz pensar…
    mas eu gostaria de simplificar. esses comportamentos exagerados (tudo para os amigos, neste caso) encobrem outras falhas. o ideal é sempre conviver com pessoas equilibradas. difícil encontrá-las?

  3. Sabrina Jung Says:

    Homens…Facil pensar, dificil entender e mais facil ainda se desapontar…

  4. Sabrina Jung Says:

    Homens…Facil pensar, dificil entender e mais facil ainda se desapontar…

  5. Julia Says:

    Claro que faz pensar… A vida e os homens, algumas vezes, podem ser cruéis como um cossaco russo, mas como diz minha mãe: “quem tem mãe não tem medo!”

  6. Cle Says:

    faz, sim. primeiro que, pra eu entender a frase, fiquei pensando nela longos minutos. bem, tirando meus neurônios lerdos, duas coisas são certas: uma é que ninguém faz o que mãe diz; outra é que o verdadeiro demônio é a frustração do não tentar.

  7. Cassia Says:

    Esse cara, o Keith – é g**! nem precisa pensar muito. Tem medo de mulher.

  8. Anónimo Says:

    Meu alter ego,
    Fui passar uma semana em Paris (cidade que Amo) levando você…Fabio.
    Isso sim faz pensar!!!
    Não tem acessado seu orkut?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: