As duas dores


O que é maior num amor que se encerra? A dor do fim ou, mais tarde, o fim da dor? Proust falou sublimemente sobre o fim da dor. O fim da dor nos faz duvidar de que tenhamos realmente amado. Por isso machuca tanto. Nelson Rodrigues disse que o amor só é amor se for eterno. Mas era mais um jogo de palavras do que realidade. Como tudo, há um tempo para o amor florescer e há um tempo para ele acabar. O budismo tem a palavra certa: impermanência.

8 Respostas to “As duas dores”

  1. Flávia Almeida Says:

    Sabe que eu tenho pensado muito no fim da dor? E cheguei à mesma conclusão de Proust: acho que nunca amei verdadeiramente… daí vem um profundo vazio repleto de reflexões sobre o que é amar. Será que nunca amei? Ou será que amar é isso? – vc ama por um tempo, depois de um tempo chega-se a conclusão que não se amou… Filosófico isso. Ou piração da minha parte. Ou nem sei o termo que se dá a essa auto-reflexão. Será que estamos perdendo a essência de amar? Ou será que nunca a tivemos? Bjos, Fábio.

  2. Anónimo Says:

    o fim da dor talvez seja pior.é qd passamos a conseguir desprezar,mas ao mesmo tempo…o vazio aumenta

  3. Anónimo Says:

    amor eterno não existe,concordo com a impermanência.agora,quanto a amar,creio que seja uma unica vez,o amor verdadeiro_mente-corpo_ e é aquele que quando acontece,vc sabe que nenhum jamais terá a intensidade daquele,por menos tempo que tenha durado.é quando sabes que depois daquela pessoa,nenhuma outra tomará aquele lugar.

  4. Anónimo Says:

    Com toda certeza ja deve ter escutado essa musica do Cazuza… “O nosso amor a gente inventa pra se distrair e quando acaba a gente pensa que ele nunca existiu..”. Eterno mesmo eh so o amor que ainda nao tivemos e sonhamos em ter, mas nao ha dor mais sublime do que a de um amor desfeito eh a dor que nos ensina e ate nos aperfeicoa. Se fosse compor um rock poderia substituir o “let it roll” por “deixe doer”. Jan

  5. Anónimo Says:

    Como tudo na vida até o amor é passageiro. A dor, está que fica, que atormenta, sem sabermos o quê fazer com este sentimento que o outro não quer mais receber é um problema. Fico pensando se você (outro) não quer mais este amor o que eu faço com ele: empacoto, lacro em uma caixa bem grande, cheia de “arquivos”, pego e guardo no fundo do armário?! Acredito que amar não é o problema o problema é depois quando a plantinha bem cuidada por longo tempo, morre!

  6. SUÉLEN CURSINO Says:

    O AMOR SÓ TEM UM FIM PARA PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NA SINCERIDADE Á DOIS.
    CATEGORICAMENTE, ACREDITO NO AMOR INFINDÁVEL ENTRE DUAS PESSOAS QUE TRABALHAM EM PROL DA FELICIDADE, DO RESPEITO, DA DURABILIDADE DA UNIÃO.
    “SEMPRE”!!???
    É UMA PALAVRA FORTE, VORAZ E LINDA!
    SEMPRE COM DEUS!”
    SEMPRE EM PAZ!
    SEMPRE TE AMANDO!
    SEMPRE TE QUERENDO!
    SEMPRE TE DESEJANDO!
    SEMPRE BUSCANDO ESTAR AO TEU LADO!
    SEMPRE COM PROSPERIDADE E FRATERNIDADE!
    SEMPRE! SEMPRE!SEMPRE!
    ACREDITO NO SEMPRE!
    EMBORA, EU NÃO TENHA UM AMOR AINDA, VOU CULTIVAR UM PARA SEMPRE….

  7. Tânia Says:

    A mnina acima dise que vai amar pra sempre e citou várias coisas afirmando o porque, como diria o Garrincha só falta combinar com os Russos.
    Amor é como tudo na vida ,tem começo, meio e fim!
    Vai depender de vc o final!

  8. Alguém igual a você Says:

    Mas o que acontece quando o amor acaba e volta, acaba e volta, acaba e volta, como numa dieta sanfona sem fim, em que se emagrece e engorda até a pele se encher de estrias, consequência quase que certa da indecisão da balança? Isso quer dizer que sempre se amou, mas manteve o amor escondido por simples direito de dar uma trégua ao coração? Isso quer dizer que sempre foi gorda, mas com momentos esbeltos? Essa questão sempre me intrigou e até hoje não me foi dada nenhuma resposta digna de ser lembrada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: