É mais fácil não começar do que terminar


Tolstoi disse que as famílias felizes se parecem, mas as famílias infelizes são infelizes cada qual a sua maneira. É uma frase célebre e que abre Anna Karenina, um dos maiores romances jamais escritos. Anna é, ao lado de Capitu, de Machado de Assis, a adúltera mais fascinante da literatura. As duas se entregaram: Anna, ao ficar em estado de choque quando seu amante nobre, Vronski, caiu do cavalo numa corrida. Capitu, ao mostrar dor maior que a da viúva no velório do amante, Escobar, melhor amigo de seu marido. Anna terminou sob as rodas de um trem, num suicídio. Capitu, de olhos oblíquos e dissimulados, foi repudiada pelo marido e morreu solitária no abandono europeu. Nem Tolstoi nem Machado trataram bem sua formidáveis adúlteras. Um filósofo escreveu que é mais fácil não começar do que terminar. Para as duas, teria sido definitivamente mais fácil não começar uma história fora do casamento.

O ponto: algumas relações amorosas é mais fácil não iniciá-las do que terminá-las.

12 Respostas to “É mais fácil não começar do que terminar”

  1. Anónimo Says:

    Fábio, tudo na vida é mais fácil não começar do que terminar,não somente as relações amorosas.É mais fácil nunca trabalhar do que ser mandado embora;nunca ter filhos do que arriscar-se a perdê-los;mais fácil não começar um negócio do que evitar a falência…Mas quem disse que avida mais fácil é a mais desejável???

  2. Says:

    É por isso que a maioria das relações acabam de maneira tão dolorosa e algumas vezes tão trágicas que acabam matando tudo de bom que aconteceu. É muito difícil reconhecer que um relacionamento terminou e acabar com ele de maneira dígna. É por que nós temos aquela idéia do felizes para sempre e que se algo acaba é por que não deu certo. Mas deu certo, por um tempo foi muito bom. A sabedoria é saber acabar no tempo certo.

  3. Feinha Says:

    Bom dia! Não só isso Rô, mas tornamos dependentes desse relacionamento. A carência do ser humano é muito forte, e o “HOMEM” nunca vai compreender o coração feminino com seus mistérios e vigias. Eles mentem e agem com a razão e nós não. Somos simples com “nosso sentimento”, mas eles não. A mulher é fiel a isso.
    … O homem que não tem paciência. Conquistar o corpo e a alma de uma mulher é algo tão gratificante, que tem que ser tentado várias vezes a mesma mulher.E isso nos gratifica, nos fortalece e nos dá uma nova dimensão. A dimensão da poesia, do amor e em última instância do impenetrável universo feminino…
    Texto de Rafael Mart “A arte de gostar de uma mulher”.
    Bem isso e sem mais comentários.
    Abraços e obrigada pelo espaço.

  4. Adriana Says:

    E quando somos nós – mulheres – que terminamos de uma forma horrível com os homens? Eles sofrem também. Eu sempre digo que quando uma relação termina, um sofre e o outro se sente aliviado. E o alivio, nem sempre, é do homem.

  5. Anónimo Says:

    as dificeis de terminar acabam sendo aquelas onde se cria muita expectativa,ou tb quando se faz muitas promessas e planos,pois como nada dura
    prá sempre…depois como fica? cobranças, decepção…culpa..por aí.

  6. Lucia Says:

    Concordo que certos relacionamentos são realmente dificeis de terminar.
    Em contrapartida, certas coisas são simplesmente impossiveis de não serem iniciadas.

  7. Julia Says:

    O “X” da questão aqui é não começar algo que você sabe que não tem como terminar bem. Certas histórias sabemos que o fim será trágico. Nesses casos, é melhor nem começar!

  8. Anónimo Says:

    Concordo com o comentário anterior. Pode ser doloroso no final, mas se não arriscarmos corrermos o “risco” de não vivermos emoções intensas. É como se acomodar com uma vida confortável e sem grandes surpresas.

  9. Anónimo Says:

    Mas Capitu foi adúltera aos olhos de Bentinho. Não podemos afirmar a veracidade deste fato. Às vezes traimos nossos parceiros só na cabeça deles!

  10. Guilherme Says:

    Desculpa estar sendo chato, mas “algumas relações É” me doeu a alma.

  11. Ana Says:

    A coisa mais dificil é terminar algo. o sentimento deu q nao fomos capazes de dar certo. em relacionamento pior ainda prq alem do seu fracasso vc estar matando um pouco do sonho de outra pessoa. Culpa. as viver na defensiva é melhor.

  12. Anónimo Says:

    1º comentário disse tudo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: