Os opostos se opõem


Uma das teses amorosas mais tolas que existem é a dos opostos que dão certo. Duas pessoas diferentes se completariam e, como nas novelas mexicanas ou na Caras, viveriam uma lua de mel que só terminaria no cemitério. Os contrários se atraem, dizem os defensores dessa tese. Pois tudo que vi e vivi me fez convicto do seguinte: os contrários se repelem. Não existe mais maneira mais eficaz de conseguir uma relação frustrante do que dar seu braço a uma pessoa diferente, na essência, de você. Há uma sabedoria na união de pessoas parecidas. Até na idade. Homem velho e mulher jovem, por exemplo, é uma cena patética. Bem como mulher velha com homem jovem. Já pedi a meus amigos: se um dia me virem com uma mulher muito mais jovem, favor me internar. Fiquei maluco.

22 Respostas to “Os opostos se opõem”

  1. Aline Ribeiro Says:

    Concordo com você, como diz o lema do Teatro Mágico: “Os opostos se distraem. Os dispostos se atraem”.

  2. Anónimo Says:

    concordo em termos pqse forem muito iguais a relação pode se tornar patética.Certa vez ouvi Saramago numa entrevista (nos seus 70epoucos anos )responder á pergunta como ele fez para se manter casado com a mesma mulher por tantos anos e ele respondeu:Por ela ser o oposto de mim,pois eu nunca conseguiria conviver comigo mesmo por todo esse tempo!Conselhos de um velho e sábio…e não egocentrico! que tal?

  3. Anónimo Says:

    nem tão iguais,nem tão parecidos ehueh

  4. Cle Says:

    Meu Deus, Fábio! Você me surpreende, é sério. Realmente, não é agradável conviver com um oposto ao seu modo de pensar, desejar e, sobretudo, sonhar… mas a possibilidade de viver tudo isso que citei e muito mais com alguém mais velho ou mais novo, mais gordo ou magro é tão possível, quanto é poder te dizer tudo isso. Entende? Respeito seu ponto de vista, embora prefira acreditar que a polêmica segura — e assegura — a continuidade…

  5. adriana Says:

    concordo em parte.os opostos no final se magoam e se machucam…mas,no início se encantam com apossibilidade de term o que nao sao

  6. Tati Says:

    Também é frustrante ter ao lado uma pessoa muito parecida com você, que tem sempre o mesmo gosto,vontade, sem surpresas. Na verdade, muitas vezes somos atraídos por alguém com qualidades ou atitudes que gostarámos de ter ou nos desafiam.

  7. Anónimo Says:

    disse tudo Tati!aí embaixo!

  8. Elaine Gomes Says:

    Minha prima me indicou seu blog,disse que era interessante,então resolvi entrar e a primeira coisa que leio é um post seu sobre relacionamento entre uma mulher jovem e um homem mais velho,pois bem,tenho 19 anos,meu namorado 45,e de todos os relacionamentos que tive até hj ele foi a primeira pessoa que me fez e me faz feliz,me ensina,me ama,me acalma,me traz felicidade.
    Não sei o porque de vc não “gostar” ou achar “estranho” um relacionamento entre uma mulher jovem e um homem mais velho,mas eu achei que seria oportuno deixar registrado aqui o amor que sinto por ele,e deixar claro que quando se ama e quando se respeita a idade não é o limite!

  9. Anónimo Says:

    nâo importa muito a idade se as pessoas tiverem valores e sintonias parecidas. tambem acho que se forem um pouco diferentes a convivência se torna possível. a convivência com uma pessoa muito radical é que em minha opinião seria muito dificil. PÔ FABIO, VC É RADICAL PRA C****** …OU ISSO É SOMENTE IMPRESSÃO MINHA !?

  10. daniella Says:

    bem, não acredito que nada seja regra. a vida é cheia de possibilidades. eu, que me atraio muito mais por mentes brilhantes do que por corpos belos..gosto da cia de pessoas que tbem pensem assim. Só que a idade nada tem a ver com sintonia. Afinal, cada um tem seu ritmo. Ou seja, pode ser ainda jovem e imaturo aos 50 e, muito maduro aos 20!

  11. Ana Carolina Seiça Says:

    Primeiramente gostaria de dizer que é sempre bom considerar opiniões diferentes e sinceras. Acredito que na área “relacionamentos” não existe um conceito certo ou errado. Toda regra tem exceção. O que posso dizer com certeza é que essa história de se completar nao existe. Duas pessoas podem ser perfeitamente felizes juntas, independentemente de terem gênios parecidos ou opostos, contanto que estejam antes de mais nada em paz consigo mesmo. Não se deve buscar a felicidade em outra pessoa, nem em um relacionamento, mas sim dentro de si. Depois de realizadas individualmente, aí sim estão prontas pra juntar os trapos, admirando os pontos em comum com o outro, bem como as diferenças.

  12. Marcus de Juli Says:

    Caro, Fábio

    Falar sobre pessoas e relacionamentos, é sempre muito complicado. Pq na verdade nõa existem receitas prontas, e as pessoas se relacionam de maneira diferente, sentem de maneira diferente. O grande lance, em termos de relacionamento, é se conhecer. Conhecer a si mesmo e ao outro. Já namorei mulheres mais novas, mais velhas…mas acima de tudo procurei sempre viver a relação, conhecer a pessoa. Mas, como disse antes, não existem receitas prontas…e somos diferentes, todos nós.

  13. Luci Says:

    Fabio, Fábio… e se não tiver nenhum amigo por perto pra lhe internar?! (eu já avisei minha advogada pra me interditar se eu casar de novo!).
    Creio que não pode haver semelhança total e irrestrita nem o diametralmente oposto.
    Um relacionamento é feito de muitas coisas … iguais, diferentes, alegres, tristes, prosaicas, profundas…
    enfim uma mistura que deve resultar em prazer compartilhado!
    adorei seu blog!
    bjs!

  14. claudia Says:

    rs
    sou obrigada a concordar, embora deteste, pq. para gostar de alguém não se pode impor regras, mas quando acontece conosco, lá vamos nós, todos cheios de preconceitos….
    e eu 40 anos, com um garoto de 28… me imaginei com 60 e ele com 48…então, nem toda aquela juventude, aquele brilho no olhar, aquela vontade…sabe aquela…de mandar tudo …pro inferno…pois, é…fiquei só na vontade
    Agora, não vou dizer que foi a minha melhor escolha…não vou dizer…
    um beijo

  15. roberta Says:

    um pouco precoconceituoso…não acredito em regras quando se ama…o bom é viver o momento ao lado de quem se ama… sem se preocupar com idade ou a maneira de comer…não permita nunca que a felicidade fuja…mesmo que não serja convencional…VIVA O AMOR! é o que levamos da vida …

  16. Edilene Amaral Says:

    Nada a ver esse negóicio de idade… O amor é mais velho que toda a geração que existe hoje no mundo, portanto mais sábio…KKKKKKKKKKKKKk
    Amei um homem de 62 anos. E quer saber? Eu o amaria novamente se ele tivesse hj 18 aninhos porque n~]ao é a RG do cidadão quem mexe com os sentimentos de alguém. é a própria essência que ele traz do amo antigo ou de um novo amor a se experimentar.
    É vivendo o amor que se aprende sobre ele.

  17. bruno s. Says:

    os opostos, com certeza, se repelem.
    a questao da idade é relativa. até mesmo porque, por mais patetico que isso soe, a idade está na cabeça, na mente… mas dois, essencialmente diferentes nunca irao convergir. acho dificil atingir a tao estimada sintonia, sinergia… os olhares furtivos, os beijos breath taking.. essas demonstraçoes… os risos e sorrisos…
    as pessoas que mais me enriqueceram nesta vida, nao foram meus opostos, mas nao foram tao semelhantes. como tudo nesta vida, há o meio termo, o razoavel…

  18. ELAINE Says:

    Me desculpe meu querido fabio
    mas o amor naum escolhe quem vai amar acontece quando vamos ver já estamos amando e pronto seja + velho ou + novo.
    O importante é ser feliz sempre…

  19. Mellina Says:

    Acho sim q os oposta se atraem, namoro a mais de 2 anos cm uma pessoa muito diferente de mim…aprendir com isso a lidar com as diferenças e as vezes impor a minha vontade,a dizer não e a receber tb…no começo é um pouco complicado e ficava pensando se valia a pena..hj poso dizer ( eu acho) q ele me completa..e q passei a ver problemas com outors olhares.

  20. Anónimo Says:

    ESTA FILOSOFIA DE QUE OS OPOSTOS S EATRAEM NÃO FUNCIONA NO MUNDO REAL.
    NA VIDA REAL, OS SEMELHANTES SÃO FELIZES….

  21. Anónimo Says:

    estou apaixonada por um garoto + novo e sou feliz c/ ele … ontem mesmo tivemos uma noite linda … e o + importante é o amor !!!!

  22. lucinha rabelo Says:

    Fábio tenho uma namorada e somos extremamente opostos. acredito q os opostos se atraem.por isso nos damos super bem,ela é uma pessoa maravilhosa.e compreensiva o mais importante é o verdadeiro amor…

Deixe uma Resposta

