A solidão


“Temos que contar com nós mesmos, e no entanto quase sempre depositamos nossa felicidade (ou nossa infelicidade) nos outros. Ninguém pode nos ajudar se nós próprios não nos ajudamos. Ninguém mesmo: nem a mãe, o pai, o amigo, o irmão, a namorada ou a mulher. Ninguém. Vivemos num mundo em que a solidão é tratada como um anátema, um estigma, um mal a evitar. Um grande homem da Roma Antiga disse que jamais estava menos só do que quando estava só, entregue às reflexões. E no entanto poucas coisas nos enchem de tamanho horror quanto a solidão. É porque não contamos com nós mesmos. E assim – e lá vou eu para mais uma de minhas citações favoritas – estamos sempre fugindo de nós mesmos.

“A única coisa que temos sob nosso controle somos nós. Nossa mente e nossas ações. O resto, não. Sua namorada deixou você? É triste, se você gosta dela, mas, se você tem presente que deve contar mesmo é com você próprio, esse é um episódio de tranqüila superação. Não está no seu controle obrigá-la a amá-lo até o último dia. Sob seu controle está você mesmo. É com você mesmo que você deve contar. Não pode haver mais sólido refúgio do que esse contra as adversidades e incertezas da vida.”

6 Respostas to “A solidão”

  1. dani argolo Says:

    A-M-E-I seu blog…
    e axei em cotidiano e realista…
    ainda não tive a felicidade de ler todos os texto, mas lerei… aos poucos…
    eles sempre têm algo a nos acrescentar…
    parabens.

  2. Anónimo Says:

    É engraçado como a sociedade cobra que você esteja sempre acompanhado. Mas são também contraditórios, por exemplo, se uma mulher está sempre acompanhada ela é p….se o homem estiver sempre com alguém ele é galinha. Se tá sozinho (a) está com problema, tá doente…A realidade é que a grande maioria não se suporta, não se aguenta, não se atura e não quer ouvir os próprios murmúrios, seus próprios grunidos. E para amenizar a consciência tem a necessidade de estar semper com alguém. E apartir daí o outro tem que ter saco para te aturar !!! O primeiro passo é amar a si mesmo acima de qualquer coisa. Aprendi isso a duras penas, ao terminar um relacionamento e me permitir ficar em abstinência completa por um ano e oito meses. Hj sou uma pessoa plena em todos os sentidos. Sou amiga, amante, professora, juíza e acima de tudo Mulher

  3. Anónimo Says:

    Concordo que devemos contar somente com nós mesmos. Mas a solidão é para mim um dos sentimentos mais depressivos. Não suporto a idéia de ficar sozinha, meu marido saiu de casa e estou somente com meus filhos, mas mesmo assim me sinto só. Não ter ninguém para conversar, dividir problemas, dormir no colo. Isso é horrivel.

  4. Anónimo Says:

    Oi Fábio!
    essa coisa de ficar sozinho, de termos a certeza de que isso é inevitável, gera um certo pânico na gente.
    Eu sou do tipo virginiana, que gosta do silêncio em momentos de multidão e as vezes me pego gritando dentro do silêncio. Acredito que ficar sozinho e aceitar isso, é tarefa importantíssima para nos conhecermos melhor e sacar de uma vez que de fato, estamos sozinhos! sei la, depois que perdi meu pai, que minha mãe foi morar em santos e eu moro com minha irmã em sp, tudo mudou! sou dona do meu nariz e nada vai adiantar vomitar minhas responsabilidades em cima de ninguém. Só temos a nossa mente e coração mesmo a ouvir…
    mais uma vez: ADOREI o que escreveu!
    Bjs

  5. Thais Says:

    Olá, Fábio.As pessoas qdo houvem esta palavra solidão, geralmente sente um cala frio, principalmente qdo se fala em morte,mas o que é exatamente solidão???Seria uma dor invesivel , uma alegria incontrolavel, eu não sei como classificar este sentimento! Há pessoas que vivem rodeadas por pessoas, por grandes pessoas e mesmo assim se sentem solitárias…., como se estivessen em um vácuo.Dependendo do tipo de solidão , eu acho que se pode comparar a um lugar bem frio, talvez escuro, não sei….é uma icognita!!!

  6. Anne Says:

    Amei !!!!

Deixe uma Resposta

